O imperdível "Segredo de Kells"
Por: Victor T.
13 de Maio de 2015

O imperdível "Segredo de Kells"

Artes Plásticas Ilustração Geral
"O Segredo de Kells" é um longa de animação premiado em sete festivais, e que foi indicado ao Oscar em 2010. Ele conta a história de um dos mais famosos manuscritos medievais, e a maior obra do cristianismo irlandês, o "Livro de Kells".
 
O Livro de Kells foi criado por monges celtas por volta do ano 800. Ele contém os quatro evangelhos canônicos que compõem o Novo Testamento escritos em latim e ricamente ilustrados pelos monges. É chamado de "Evangelho de São Columba", um dos santos padroeiros da Irlanda, que espalhou o cristianismo entre os Pictos (um povo que habitava a Escócia) no século VI, e foi alegadamente a primeira pessoa a avistar o Monstro do Lago Ness.
 
 
"O Segredo de Kells" conta a história de Brendan, um menino de 12 anos que vive numa vila medieval. Seu tio não gosta que ele deixe a vila, porque do lado de fora há os seres da floresta e os rumores de ataques vikings às outras vilas próximas. Kells, onde Brendan vive, permanece em paz, por enquanto. 
 
Um dia, chega a Kells um velho monge. Ele sobreviveu a um massacre viking à sua antiga vila, Iona. O monge traz consigo materiais estranhos que Brendan não conhece, e permanece enclausurado trabalhando num projeto secreto. Curioso, Brendan tenta descobrir o que o velho monge faz, apesar dos avisos de seu tio para que não se intrometesse.
 
 
O monge, que se chama Aidan, percebe a curiosidade de Brendan e conta que é o último iluminador do Livro de Kells, chamado por ele de "Livro de Iona". Aidan resolve tornar Brendan seu aprendiz, vendo que o menino tem talento para desenhar, e acredita que ele pode ser o continuador do manuscrito. 
 
Aidan explica que o livro trata-se de uma obra mágica repleta de sabedorias, e que homens maus que tentassem ver o livro acabariam cegos. Ele dá a Brendan uma série de tarefas, como conseguir sementes na floresta que eram usadas para fabricar pigmentos, e assim Brendan se aventura pelos lugares que seu tio dizia serem perigosos. 
 
 
Na floresta, ele combate criaturas más e é cercado por uma alcateia, em busca dos elementos necessários para que o Livro de Kells fique pronto. No entanto, é lá que ele conhece sua amiga Aisling, uma fada que protege a floresta e vive há centenas de anos, disfarçada entre os salmões e os lobos. Com a ajuda de Aisling, ele tentará cumprir a tarefa de terminar o livro mágico.
 

Este desenho, além de ter uma ótima história (e um final emocionante), levou em consideração toda a característica da arte celta, é muito bem feito. Além disso há várias referências à mitologia desses povos, como a crença em objetos e seres mágicos, e também a acontecimentos reais como os ataques vikings às vilas cristãs na época.

 
Uma curiosidade bem legal do desenho é que o gato do monge Aidan existiu de verdade. No século IX, um monge irlandês que vivia numa abadia no sul de onde hoje é a Alemanha, escreveu no Manuscrito de Reichenau (outro livro medieval) um poema para seu gato de estimação, Pangur Ban. Um dos versos do poema original aparece nos créditos de "O Segredo de Kells", e durante o filme, a fada Aisling canta a canção de Pangur Ban para conseguir uma chave para Brendan.
 
 
 
A letra tem partes em inglês e partes em gaélico, o idioma falado pelos celtas na Irlanda e na Escócia até a invasão inglesa na Idade Média. Abaixo, a canção traduzida:

 
 
"O Segredo de Kells" é obrigatório para quem gosta de ilustração, animação e histórias fantásticas.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil