Como Treinar seu Ouvido Musical - Introdução
Vini A.
em 21 de Janeiro de 2019

Um dos pilares para ser um excelente músico é ter um bom Ouvido Musical! Porque ele é o que guia o guitarrista ou violonista a tocar bem. E tocar é saber como o seu instrumento se encaixa na música. Às vezes 3 simples notas se encaixam melhor no contexto do que 1000 notas!

Se você ainda não conhece meu canal no YouTube, te convido a acessá-lo! Dentre outras lições, já foram lançados 3 vídeos falando exclusivamente sobre ouvido musical. Basta clicar AQUI ou me procurar (como Vini Ambrose mesmo) por lá.

 

VAI OUVIR? NÃO TOQUE!

Para você se aventurar em tirar músicas de ouvido, atenção é tudo! Enquanto você está com o instrumento no colo, por muitas vezes você foca mais nas suas mãos do que nos ouvidos! É interessante que você escute atentamente várias vezes antes de começar a tocar.

 

OS DETALHES FAZEM A DIFERENÇA

Deixe que seu ouvido se atente a cada detalhe que a música possui, dentre eles:

– Que instrumentos são a base da música;

– Há algum instrumento que entra ou sai no meio da música?

– Quantas guitarras há na música?

– Como são os timbres?

 

DICA BÔNUS: para os guitarristas de plantão, recomendo ouvir músicas com um bom fone de ouvido! Muitos grupos gravam bases de guitarra dobrado! Ou seja, gravam a mesma coisa com equipamentos e timbres diferentes. Geralmente, os produtores gostam de jogar uma das guitarras no lado esquerdo do fone e a outra no direito. Somando as duas, o som das guitarras costumam ficar mais “potentes”! Experimente ouvir só o lado esquerdo do fone, depois só o direito. Compare os timbres e por fim note como os timbres se complementam!

 

 

CONHEÇA AS TÉCNICAS

Técnicas diferentes levam a sonoridades diferentes! Por isso, é importante conhecer algumas técnicas previamente. Como resultado, você reconhecerá na hora o momento que determinada técnica será utilizada! Na guitarra, podemos destacar os bendsvibratosligados e tapping, dentre outros. Enquanto no violão, além das técnicas já citadas, podemos destacar o som das palhetadas e dos dedilhados!

 

 

CONHEÇA OS ACORDES

Resumidamente, se você tiver um conhecimento prévio de acordes, tirar músicas de ouvido será mais fácil. Aliás, bem mais fácil! Com frequência, os acordes que você aprendeu nas primeiras músicas são usados em muitas outras! Basta se atentar no momento que estes acordes surgem!

DICA BÔNUS: Há estilos que utilizam progressões de acordes bem características. Por isso, algumas músicas acabam tendo a mesma sequência de notas em algumas partes. Você já deve ter notado alguma música que te lembre outra! Por exemplo, escute os refrões das músicas “One”, do U2, e “Amei Te Ver”, do Tiago Iorc. Ritmos e arranjos diferentes, porém usam os mesmos acordes! Que neste caso são C (Dó) – Am (Lá Menor) – F (Fá) – C (Dó). Treine um pouco e parabéns, você aprendeu dois refrões de uma vez só! hahaha

 

 

TREINE SEU OUVIDO MUSICAL USANDO SEU CELULAR

Cuidado com esta dica! Já disse anteriormente que os celulares podem ser um inimigo para os seus estudos. Porém, há aplicativos bem legais para auxiliar o seu ouvido musical! Dois apps que acho bem legais para fazer seus treinos é o Ouvido Perfeito e o Functional Ear Trainer (um pouco mais avançado este segundo). Antes de baixar qualquer app, recomendo um conhecimento prévio das escalas musicais e seus intervalos. Dito isto, aos mais iniciantes, recomendo baixar primeiro o Ouvido Perfeito. E depois de baixar, colocar o celular no modo avião. Afinal, nem é preciso ter um ouvido apurado para saber que o barulho do “Zap” e do “Face” atrapalham! hahaha

 

 

TENHA CALMA!

Desenvolver seu Ouvido Musical, assim como muitos tópicos que envolvem tocar, são desenvolvidos dia após dia. Não espere mágicas e coelhos na cartola, e sim botar a mão na massa! No começo é difícil, mas é possível ter uma percepção cada vez melhor!!!

 

Itu / SP
Música - Violão e Guitarra Teoria Musical com Violão Violão Nível Ensino Médio Violão para Principiante Violão para Leigos Violão Popular Violão Iniciante
Olá! Meu nome é Vini Ambrose e tenho experiência de quase 17 anos com violão e guitarra, passando por ensaios, shows e gravações. A partir do início de 2017 comecei a dar aulas com método próprio. O método é flexível às necessidades de cada aluno (e em diferentes estágios do aprendizado). Com base ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Vini A. Whatsapp do professor Vini A. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil