Leitura de Cifras: As letras de cada nota!

Este método inicial de leitura pode te ajudar muito a tocar suas primeiras músicas! Saiba como funciona!

Violão Violão Iniciante Básico Principiante Leigos Violão e Guitarra Teoria Musical Aulas de música para todas as idades
Leitura de Cifras: As letras de cada nota!
Vini Ambrose
em 09 de Outubro de 2018

O método de cifras é um dos mais básicos e fáceis de aprender no início de seus estudos! Afinal, através delas, é muito fácil aprender os acordes das suas músicas favoritas no violão!!! Mas antes de mais nada, é importante saber como funciona a simbologia das notas musicais!

DÓ RÉ MI? NÃO,NÃO! É  C D E !!!

 

Uma das principais características do sistema de cifras é a utilização de letras para representar as notas musicais (e seus respectivos acordes). Como
são 7 notas naturais no total, temos 7 letras de nosso alfabeto equivalentes, que vão de A a G! Se você está conhecendo pela primeira vez as cifras, há duas formas de você memorizar a sequência de letras:

 

1- A ESCALA DE DÓ

Esta foi a forma como eu pessoalmente utilizei para decorar as letras das cifras. Muitos de nós, antes mesmo de começarmos a tocar, já conhecemos esta escala! Muitas vezes já na infância conhecemos que as notas musicais são: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Como a nota Dó (a primeira) é representada pela letra C e a Si (a última) é representada pela letra B, temos a seguinte sequência:

 

Dó = C

Ré = D

Mi = E

Fá = F

Sol = G

Lá = A

Si = B

2- A ORDEM DO ALFABETO

Se você é um bom observador, deve ter nota que somente passando da nota Sol para a nota Lá é que a ordem alfabética é “quebrada”. Ou seja, é possível memorizar também as notas da seguinte forma:

A = Lá

B = Si

C= Dó

D = Ré

E = Mi

F = Fá

G = Sol 

 

Qual das duas formas é melhor para aprender? Depende de cada um! Alguns estudantes tiveram mais facilidade com a primeira sequência, enquanto outros com a segunda! Demonstrei acima justamente as duas formas para você perceber que ambas ensinam a mesma coisa, sob pontos de vista diferentes. Portanto, te possibilitando escolher a melhor forma para você memorizar!

 

E AS NOTAS COM SUSTENIDOS E BEMÓIS NAS CIFRAS?

Nestes casos, a notação também é bem simples! As notas “sustenidas” são representadas pelo símbolo “#” (não confunda com hashtags ou jogo da velha! haha), enquanto as notas “bemóis” são representadas pela letra “b“. Sendo assim:

D = Ré (Natural)

Db  =Ré Bemol

D# = Ré Sustenido

 

IMPORTANTE: bemol precisa ser representado sempre pelo b minúsculo, pois como já vimos acima, o B maiúsculo representa a nota Si.  Por curiosidade, a nota de Si bemol é escrita utilizando justamente ambos: Bb.

ACORDES MAIORES E MENORES: COMO DIFERENCIAR?

Os acordes menores recebem uma letra m minúscula logo em seguida da nota principal. Já para determinar os acordes maiores, simplesmente não é utilizado nada em seguida da nota principal. Veremos alguns exemplos abaixo:

C = Dó Maior

Cm = Dó Menor

D# = Ré Sustenido Maior

D#m = Ré Sustenido Menor

Gb = Sol Bemol Maior

Gbm = Sol Bemol Menor

 

CONCLUINDO

Estas dicas são essenciais para você ir começando a se familiarizar com o sistema de cifras! Além das lições acima, recomendo um treino extra para se aprofundar mais um pouco ainda! Acesse algum site que disponibiliza cifras (como o Cifra Club ou o Cifras). Em seguida, pesquise algumas músicas que você goste e acesse suas cifras!

Experimente visualizar as cifras ouvindo a música escolhida e preste atenção nos acordes que estão sendo utilizados! Se você já sabe tocar estes acordes, já pode se aventurar a aprender estas músicas! Se ainda não sabe, em breve farei uma continuação deste post com dicas para aprender os acordes e o restante da leitura de cifras!

 

Para mais dicas de violão e guitarra, acesse AQUI!

37 avaliações
Parnamirim / RN
Especialização: "Teacher Training" e "English for Specific Purposes" (ESP). (EMBASSY CES em Fort Lauderdale - Florida/USA.)
Caro aluno, estou à disposição para te ajudar no aprendizado de inglês, de uma maneira simples e objetiva, com aulas 100% personalizadas e que vão ao encontro da sua necessidade. Os estudos vão desde o reforço gramatical para iniciantes até a preparação para o ENEM, Escolas Militares, provas de Prof ...
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 4 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil