Leitura de Cifras: As letras de cada nota!
Por: Vini A.
09 de Outubro de 2018

Leitura de Cifras: As letras de cada nota!

Este método inicial de leitura pode te ajudar muito a tocar suas primeiras músicas! Saiba como funciona!

Violão Violão Iniciante Básico Principiante Leigos Violão e Guitarra Teoria Musical Aulas de música para todas as idades

O método de cifras é um dos mais básicos e fáceis de aprender no início de seus estudos! Afinal, através delas, é muito fácil aprender os acordes das suas músicas favoritas no violão!!! Mas antes de mais nada, é importante saber como funciona a simbologia das notas musicais!

DÓ RÉ MI? NÃO,NÃO! É  C D E !!!

 

Uma das principais características do sistema de cifras é a utilização de letras para representar as notas musicais (e seus respectivos acordes). Como
são 7 notas naturais no total, temos 7 letras de nosso alfabeto equivalentes, que vão de A a G! Se você está conhecendo pela primeira vez as cifras, há duas formas de você memorizar a sequência de letras:

 

1- A ESCALA DE DÓ

Esta foi a forma como eu pessoalmente utilizei para decorar as letras das cifras. Muitos de nós, antes mesmo de começarmos a tocar, já conhecemos esta escala! Muitas vezes já na infância conhecemos que as notas musicais são: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Como a nota Dó (a primeira) é representada pela letra C e a Si (a última) é representada pela letra B, temos a seguinte sequência:

 

Dó = C

Ré = D

Mi = E

Fá = F

Sol = G

Lá = A

Si = B

2- A ORDEM DO ALFABETO

Se você é um bom observador, deve ter nota que somente passando da nota Sol para a nota Lá é que a ordem alfabética é “quebrada”. Ou seja, é possível memorizar também as notas da seguinte forma:

A = Lá

B = Si

C= Dó

D = Ré

E = Mi

F = Fá

G = Sol 

 

Qual das duas formas é melhor para aprender? Depende de cada um! Alguns estudantes tiveram mais facilidade com a primeira sequência, enquanto outros com a segunda! Demonstrei acima justamente as duas formas para você perceber que ambas ensinam a mesma coisa, sob pontos de vista diferentes. Portanto, te possibilitando escolher a melhor forma para você memorizar!

 

E AS NOTAS COM SUSTENIDOS E BEMÓIS NAS CIFRAS?

Nestes casos, a notação também é bem simples! As notas “sustenidas” são representadas pelo símbolo “#” (não confunda com hashtags ou jogo da velha! haha), enquanto as notas “bemóis” são representadas pela letra “b“. Sendo assim:

D = Ré (Natural)

Db  =Ré Bemol

D# = Ré Sustenido

 

IMPORTANTE: bemol precisa ser representado sempre pelo b minúsculo, pois como já vimos acima, o B maiúsculo representa a nota Si.  Por curiosidade, a nota de Si bemol é escrita utilizando justamente ambos: Bb.

ACORDES MAIORES E MENORES: COMO DIFERENCIAR?

Os acordes menores recebem uma letra m minúscula logo em seguida da nota principal. Já para determinar os acordes maiores, simplesmente não é utilizado nada em seguida da nota principal. Veremos alguns exemplos abaixo:

C = Dó Maior

Cm = Dó Menor

D# = Ré Sustenido Maior

D#m = Ré Sustenido Menor

Gb = Sol Bemol Maior

Gbm = Sol Bemol Menor

 

CONCLUINDO

Estas dicas são essenciais para você ir começando a se familiarizar com o sistema de cifras! Além das lições acima, recomendo um treino extra para se aprofundar mais um pouco ainda! Acesse algum site que disponibiliza cifras (como o Cifra Club ou o Cifras). Em seguida, pesquise algumas músicas que você goste e acesse suas cifras!

Experimente visualizar as cifras ouvindo a música escolhida e preste atenção nos acordes que estão sendo utilizados! Se você já sabe tocar estes acordes, já pode se aventurar a aprender estas músicas! Se ainda não sabe, em breve farei uma continuação deste post com dicas para aprender os acordes e o restante da leitura de cifras!

 

Para mais dicas de violão e guitarra, acesse AQUI!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil