A inutilidade da filosofia
Por: Vitoria F.
07 de Janeiro de 2023

A inutilidade da filosofia

Filosofia Ensino Médio Cursinho Enem Aulas De Reforço Geral Assuntos que mais caíram no Enem

Existe uma confusão comum sobre o que é útil, principalmente para a educação. Num mundo capitalista o que é útil é considerado aquilo que é rentável ao mercado. Por isso, os estudos considerados mais nobres são aqueles voltados às profissões que gerarão mais dinheiro ao indivíduo.

Nesse sentido, a filosofia é, realmente, inútil. Mas esssa inutilidade consiste justamente no conhecimento do que é útil para si, para o seu desenvolvimento como pessoa, não apenas útil àquele que possui conhecimento, mas a uma sociedade inteira.

Um ser humano que dedicou-se a cuidar de si, a ser uma pessoa melhor, certamente terá influência em quaisquer mundos, capitalista ou não, e influenciará a todos com o poder que só o conhecimento garante.

E então, a quem serve a filosofia? A filosofia serve à humanidade. Se Calicles um dia disse que filosofia pode ser a ruína dos homens, foi com a ingenuidade de quem reconheceu na filosofia um poder maior que somente de um vício de um pecado ruinoso, reconheceu como um poder de mudar perspectivas e mudar vidas.

Assim como Sócrates teve a sua ruína sendo condenado a beber cicuta, acusado de corromper os jovens com a filosofia, este tornou-se imortal como uma das figuras mais importantes de todo o pensamento. Por que, se não fazia nada de “útil”, como alegavam? Como alegam até hoje que a filosofia não serve pra nada, que é perda de tempo, que não haverão trabalho aos filósofos…

É por que, através da filosofia, Sócrates se consolidou como um dos mais sábios dos homens, mesmo sem haver criado doutrina alguma: através do cuidar de si, pela filosofia, pelo diálogo, ele mudou pessoas. Mudou a sociedade em que estava inserido. Mudou a história do pensamento e do que entendemos por sabedoria.

Sim, conforme disse Ortega, “a filosofia é incompatível com as notícias”. Ela é incompatível com as notícias de um mundo existente e condicionado à socializações, à violência, ao mercado, ao que é considerado útil e inútil a uma temporalidade específica. Pois a filosofia não foi feita para ser útil às circunstâncias, foi feita para ser atemporal, foi feita à humanidade.

Através do conhecimento e do cuidar de si, enquanto continuarmos humanos, a filosofia nos servirá em sua “inutilidade”, pois ela muda perspectivas, causa ruínas, muda vidas.

Isso independe de quanto dinheiro você precisa para ser bem-sucedido e quão qualificado você estará ao mercado de trabalho. Pois aquele que possui conhecimento, em qualquer circunstância, terá poder, terá utilidade e terá influência. É assim que se muda uma sociedade, e é assim que se muda a história do pensamento.

R$ 85 / h
Vitoria F.
Santa Maria / RS
Vitoria F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
História da Filosofia Reforço Escolar de Filosofia Filosofia no Vestibular
Aulas de filosofia de forma leve e descomplicada, aplicada no seu cotidiano.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil