???????!
Por: Alisa A.
05 de Agosto de 2020

???????!

ou o que os russos desejam uns aos outros ao agradecer

Russo Básico Intermediário Geral Conversação Aprender Russo Adultos Aulas de Russo Interpretação De Texto Tradução Todos os níveis

Esta palavra é uma das primeiras que os estudantes aprendem em russo. É uma palavra fácil de decorar. Junto à palavra "товарищ" ("camarada"), ficou no inconsciente internacional desde os tempos soviéticos - pelo menos entre as gerações mais velhas.
Curiosamente, a palavra "спасибо" é composta por duas outras palavras russas: спаси, Бог. Traduzindo: "salve, Deus". Com tempo a última letra "г", em "Бог", se perdeu.
É o que lemos no artigo do escritor e linguista russo Lev Uspensky: "Um dia ela era uma combinação constante de duas palavras no discurso: "Deus (te) salve" pronunciado como um desejo cheio de gratidão. Em tais palavras e frases, que são usadas a toda hora como um trava-língua, suas partes separadas se fundem constantemente e os sons átonos e os que seguem ​​os tônicos enfraquecem e morrem que nem pontas de um galho que não estão mais abastecidas pelo suco. O "г" final também desapareceu".
Então, podemos agora desmontar a frase famosa do período soviético: "Спаси (тебя) Бог, товарищ!", ou seja, "Deus (te) salve, camarada!". Fica engraçado, não é?! Um camarada ateu desejando a salvação em Deus para um outro igual!

Vamos ver quais são os usos comuns da palavra "спасибо" na língua russa:

Спасибо тебе!
Спасибо мне!
Спасибо ей!
Спасибо ему!
Спасибо нам!
Спасибо вам!
Спасибо им!
É um agradecimento que se refere a outra pessoa e o complemento se expressa em pronomes pessoais declinados para o caso Dativo: "agradeço a ti, a si(eu), a ela, a ele, a nós, a vós, a eles!"


Спасибо за доброе слово!
Спасибо за хлеб-соль!
Esses são os ditados tradicionais que usam a construção "спасибо + за + Acusativo". O primeiro diz "Obrigado pela palavra boa", o outro fala "Obrigado por pão e sal" (agradecimento tradicional pela refeição).

R$ 100 / h
Alisa A.
Rio de Janeiro / RJ
Alisa A.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Russo para Adolescentes Russo - Traduções Russo para Negócios
Especialização: Filosofia (Universidade Federal dos Urais)
Aulas de russo geral, prova oficial de russo trki. Mais de 8 anos de experiência. Assista ao meu vídeo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil