???????!
em 05 de Agosto de 2020
Veja que o russo, como idioma de origem grega, não é igual aos de origem latina, que normalmente têm 2 gêneros para substantivos, adjetivos e ademais. O russo tem três gêneros : masculino (ele). feminino (ela) e neutro. Para que serve este último? Serve para marcar objetos inanimados (chamas, janela, vidro), conceitos abstratos e processos (espaço, discussão, menção) e também fenômenos irregulares, anormais, pouco definidos como criatura, monstro ou fantasma.
Também entraram na categoria do gênero neutro as palavras estrangeiras que a língua russa tomou emprestadas com muito poucas alterações. Os exemplos são: burô, café, paletó, cacau e outros.
Então tudo que é neutro em russo não é masculino, nem feminino e dá impressão de que a própria idéia de gênero está sendo negada neste conceito. Por exemplo, existe o substantivo "старьё" (stariô) de gênero neutro que significa "coisa velha". Não é uma mulher velha, nem um velhinho, mas tudo que é velho, que é capaz de envelhecer nesse mundo independentemente do seu sexo original.
A categoria do neutro é peculiar e historicamente está se reduzindo dentro da estrutura da língua russa. A lista dos substantivos neutros é bem menor do que a dos femininos ou masculinos, mas ainda é bastante significativa para dar trabalho ao estudante de russo.
Obrigada, Andressa!
Ótimo artigo, Alisa! Agora compreendo melhor a natureza dos gêneros na língua russa.