Língua russa no tempo
Por: Alisa A.
16 de Julho de 2020

Língua russa no tempo

Russo Básico Intermediário Geral Avançado Aprender Russo Alfabetização Leitura Adultos Aulas de Russo

O alfabeto russo confunde e dá a impressão de que umas letras foram invertidas, outras inventadas e algumas estranhamente permaneceram normais. Como pôde acontecer isso?
Não é segredo que as línguas da Europa Ocidental se desenvolveram a partir do latim, enquanto o russo, o búlgaro, o sérvio têm grego antigo na sua raiz.
O latim herdou várias coisas do grego antigo porque este último era de forte influência cultural, então latim e grego antigo tinham coisas em comum, e isso tudo aconteceu antes de Cristo nascer. Com o passar do tempo estes dois mundos, o da civilização latina e o da civilização grega, começaram a a se desenvolver e a criar desdobramentos. E hoje temos várias línguas do grupo latino assim como muitas línguas derivadas do grego antigo.
O que significa este fato para um estudante de russo atualmente? Sendo falante de português você vai ter que se aplicar para dominar letras, palavras e lógicas específicas de russo. Por exemplo as letras como "й", "ч", "ц" não falam nada ao primeiro contato e é necessário um trabalho focado no início para que se possa começar a fazer a leitura delas. Ao mesmo tempo existem letras como "p" que faz você pensar no "pê" de português, mas se revela como um "êrre" duro, parecido ao de palavra "garoto". Esse grupo confunde, mas dá para entender. E há também um grupo de letras que não sofreram alterações e permaneceram iguais, elas são "a", "o", "e", "k" e outras.
Alguêm pode dizer: puxa! isso é complicado e vai demorar para aprender. Talvez, sim. Agora dê uma olhada na imagem no início do texto, mostrando um outro alfabeto, o "glagólitsa", que foi proposto para ser a base da escrita dos povos eslavos no século nove. Imagine se ele tivesse sido aceito, o idioma russo hoje daria um pouco mais de trabalho. Então, vamos relaxar!

R$ 100 / h
Alisa A.
Rio de Janeiro / RJ
Alisa A.
5,0 (1 avaliação)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Russo - Problemas Russo Avançado Russo - Técnicas
Especialização: Filosofia (Universidade Federal dos Urais)
Aulas de russo geral, prova oficial de russo trki. Mais de 8 anos de experiência. Assista ao meu vídeo!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil