Simulados. Faça!
Por: Diego A.
03 de Março de 2015

Simulados. Faça!

História da Arte Vestibular Técnico Teoria

Final dos 100 metros rasos no campeonato mundial de atletismo em Daegul, Coreia do Sul. O ano é 2011 e Bolt já é o melhor velocistas de todos os tempos. O público espera o show do "raio" Bolt, já que sua vitória é certa. Era. Bolt queima a larga e está eliminado da prova. O melhor falhou.

Pois é, nem sempre o mais bem preparado é o que obtém sucesso. O mesmo acontece no vestibular. No dia da prova, é normal ficar ansioso, nervoso, com aquele frio na barriga. O que não é normal é esse turbilhão de sentimentos atrapalhar seu rendimento no dia da prova. E para que isso não aconteça, existem os simulados.

A simulação de vestibulares é fundamental na preparação para atingir o grande sonho de ingressar no ensino superior. O candidato deve chegar na prova sabendo o que irá encarar. Obviamente ele não saberá as questões, mas deve conhecer o estilo da prova. Por exemplo, a Fuvest e a Unicamp possuem lista compartilhada de livros de literatura, mas cobram as obras de maneiras completamente diferentes. A Unicamp faz uma análise mais profunda de cada obra, enquanto a Fuvest costuma cobrar mais relações entre obras e as épocas em que foram escritas. 

Os vestibulares são provas pouco criativas, que seguem um certo padrão. Padrão esse que as universidades julgam ser importantes na hora de selecionar seus alunos. Portanto, use esse fato a seu favor. Se você não faz um cursinho preparatório para vestibular, imprima as provas antigas e as faça em casa, mas simule de verdade a prova. Algumas dicas de como fazer isso:

-Reserve o tempo do vestibular (ex: Fuvest - 5 horas) num lugar sem distrações. Não adianta fazer a metade da prova, olhar suas redes sociais, responder o whatsapp e depois voltar pra outra metade da prova. Isso não acontecerá no vestibular, não deve acontecer no simulado.

-Simule mesmo! Avise sua família que irá se trancar no quarto por 5 horas no máximo, para eles não te perturbarem. E leve uma barra de cereal, chocolate, água ou qualquer alimento que goste e não te atrapalhe na hora da prova.

-Crie uma técnica de resolução. Ex: se você tem 3 minutos por questão em média, não fique 10 minutos numa única questão. Faça as que você sabe e pule as que travou, marcando-as. Volte nelas no fim. Acredite, vestibular também tem questões fáceis, que te fazem ganhar tempo e tem o mesmo valor das difíceis.

-Se for chutar, chute consciente. Você pode não saber resolver a questão, mas consegue avaliar as alternativas. Exclua as absurdas. Em exatas, você pode tentar fazer o caminho inverso(pegar a resposta e tentar chegar no enunciado), testar alternativas, etc.

Feita a prova, corrija-a. Muitos sites de cursinhos possuem a resolução comentada dos vestibulares. Essa é uma maneira muito eficaz de aprender, é a lapidação do conhecimento. Você pode saber a teoria, mas às vezes pode erra a questão por um detalhe que passou despercebido. Não desanime com os erros. O simulado te ajuda a identificá-los e corrigi-los. 

 Cuidado para não queimar a largada a bons estudos :)

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil