Aprender IDIOMAS pela Competência Comunicativa
Por: Antonio R.
22 de Dezembro de 2018

Aprender IDIOMAS pela Competência Comunicativa

Este é o Objetivo Final da Aprendizagem

Inglês Conversação Geral

Há quem, ainda hoje, acredite que aprender um idioma se dará através de método, ou até mesmo metodologia que já a considero como uma palavra engessada na fala de muitas escolas e professores que no fundo nem se atualizaram com as novas descobertas de conceitos de aprendizagem. Sim, há muito conhecimento por ser aprendido, entendido. Há isso sim, todo um processo que se entrelaça com diferentes paradas que fazem o aluno (por não dizer o obriga) a ter que interagir e relacionar nesse momento com tal parada.

Esse processo de ensino e aprendizagem que se da entre professor e aluno, material didático e aluno, CD de áudio e aluno, audiobook e aluno, caderno pessoal e aluno, dicionário e aluno, glossário e aluno, guia e aluno, filme e aluno, enfim... tem um principio que o rege, o da competência comunicativa. Sim, isso mesmo? O aluno está muito errado quando diz que quer ficar fluente porque isso é só um dos resultados  que ele irá obter al desenvolver devidamente as competências comunicativas (que podem e são várias).

O aluno quer ficar FLUENTE, não é: Sim. Ele quer saber pronunciar bem uma palavra, ele quer saber qual estrutura gramatical usar na hora de escrever uma redação, ele quer ter mais palavras a fim de expandir o seu vocabulário, etc. E tudo isso são só alguns de vários aspectos que ele tem que trabalhar para desenvolver uma competência comunicativa. Portanto, se falarmos de competência comunicativa, em sua essência, envolve muito mais que esse conhecimento linguístico da língua (os três items que citei previamente), como também:

- saber quando falar,

- saber como falar, de que maneira;

- saber com quem falar,

- saber o que falar, 

- saber quando não falar. 

 

Isto é, saber como usar a linguagem de acordo com o contexto cultural, saber se apropriar das convenções linguísticas entre os usuários da língua. Em suma, há autores que decidiram integrar sub-competências que compõem a competência comunicativa (que é superior às demais), sendo estas:

- competência organizacional;

- competência estratégica;

- competência discursiva;

- competência Pragmática;

E muitas mais! Agora imagine, alinhar toda essa gama de competências às tendencias que ressurgem nas esferas mais altas da educação junto à visão da inovação e da tecnologia. Sem dúvidas temos como objetivo final a formação de um individuo melhor posicionado no mercado de trabalho e em sua vida como um todo já que o mesmo, possui uma série de habilidades e capacidades que foram se fortalecendo e florescendo conforme teve como objetivo final adquirir uma competência que vise o seu amadurecimento como cidadão e pessoal. É possível destrinchar este blog aqui no profes e se aprofundar muito mas por hoje paramos por aqui. Você leitor sabe que aprender um idioma é uma jornada cheia de surpresas, novidades e um sem fim de conexões!

 

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