Dica 01 - Sobre a Listas de Palavras

Nosso cérebro não aprende com LISTAS DE PALAVRAS

Pedagogia fluência memorização construçãodevocabulário Pedagogia inglês espanhol
Dica 01 - Sobre a Listas de Palavras
Antonio H.
em 24 de Janeiro de 2020

Onde quer que eu va... elas estão por todas as partes! É surreal...


Apps, plataformas, materiais didáticos (tanto de editoras nacionais e internacionais), posts e vídeos de influencers, cursos tradicionais e até mesmo os mais modernos.

O fato é que a psicologia da aprendizagem já refutou a décadas atrás que o nosso cérebro e mente não aprende com listas. Quando você compra um livro lá na escola top do seu bairro que investe muito em mkt, o livro tem uma lista assim:

Unit 1: Supermarket. Fruits: lemon, pineapple, grape, strawberry, apple, mango, grapes, pear, etc.

O que é isto? É uma lista. Uma lista de palavras não nos ajuda a ficar fluentes. No máximo, estão aí para consultar e nada mais. Em alguns estágios iniciantes de aprendizagem elas até ajudam, sempre que tivermos o suporte visual e auditivo adequado, para fomentar nossos canais de comunicação. Mas no processo de aprendizagem de uma língua são muitos fatores envolvidos na memorização, o emocional.

Se a palavra grape que é uva em inglês não provoca em você nenhuma cadeia de significados na sua mente, por muito que você repita não adianta. Acredite... mesmo que as pessoas digam que a "repetição é a mãe do aprendizado"... essa é só uma metafora. Cadê o pai, o avõ, o primo, o ancestral? Rsrs... concordo que a repetição é importante mas chega um momento que perde o sentido, e você não vê mais propósito algum em aprender seguindo essa lógica.

É ai onde você tem que "ressignificar" o seu aprendizado e buscar variar e diversificar a forma como você aprende essas palavras. É ainda onde você se torna um aventureiro nesse grande universo dos idiomas. No caso, podemos falar das *listas inteligentes* de palavras conhecidas como glossários, mas isso seria o tema de outro post pois há glossários bons e ruins e sempre há a necessidade de posicioná-los estratégicamente na aprendizagem.
Minha dica é para você que estagnou no seu aprendizado e se cansou da mesmisse. Se você já é um usuário intermediário deverá usar outros recursos além das listas esquizofrênicas dos livros "da vida" que continuam a nos vender...

26 avaliações
Campinas / SP
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Metropolitana de Ribeirão Preto)
Prof. de Espanhol e Inglês. 11 anos experiência no exterior. Me formando em neuropsicopedagogia, especialização na aprendizagem e educação.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio H. Whatsapp do professor Antonio H. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 32 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil