Dica 04 - Não deixe de escrever a mão
Por: Antonio R.
28 de Janeiro de 2020

Dica 04 - Não deixe de escrever a mão

A neurociência explica a importância de escrever a mão

Letras Gramática Boa redação Aprenda fazer redação Manual da redação Dicas Aprender fazer redação neurociência escritaàmão competênciaescrita produçãoescrita Produção Produção de Texto Produção de texto científico

Pesquisas realizadas pela Universidade de Stavanger (Noruega) e pela Universidade do Mediterrâneo de Marselha (França) analisaram a reação do cérebro quando as pessoas escrevem utilizando o teclado com as duas mãos e quando se usa apenas uma mão sobre o papel.


As duas universidades chegaram à conclusão que, ao escrever à mão, são ativados três processos cerebrais simultaneamente: - a área visual (já que estamos vendo o que está no nosso papel), - a habilidade motora (porque colocamos o lápis ou a caneta sobre o papel e os movemos para traçar as letras) - e a capacidade cognitiva (já que lembrar da forma de cada letra requer um tipo diferente de resposta do cérebro).

Portanto, escrever à mão: - Ajuda na memorização dos conteúdos para poder elaborá-los melhor e para reformulá-los; - Ajuda na criatividade. Gera novas ideias, coordenando-as com emoções para torná-las ativas e transcrevê-las.

Um processo que aumenta a capacidade criativa de cada um de nós; - Ajuda na ortografia, já que é mais fácil cometer erros e, com eles, aprender e melhorar; - Coloca-nos em equilíbrio com nós mesmos, pois permite expressar emoções e ideias para que tornem “físicas”.

Ao reler o que escrevemos, podemos fazer uma autocrítica. - Melhora a aprendizagem, já que o corpo e a mente elaboram conceitos mentais que facilitam a compreensão; - Estimula a capacidade cognitiva do cérebro.

Quando escrevemos, obrigamos o cérebro a reduzir a velocidade de suas funções, de modo que a mão possa escrever fisicamente o conceito em um papel.

O cérebro ativa as funções relacionadas com a revisão e reorganização dos pensamentos; - Ajuda a viver as emoções de forma serena. Muitas vezes, serve de alívio quando temos sentimentos ambivalentes e desencontrados. A escrita à mão também pode nos ajudar a administrar a raiva e as chateações.

fonte: https://pt.aleteia.org/2017/04/04/os-beneficios-de-escrever-a-mao/

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil