Dica 04 - Não deixe de escrever a mão
Antonio R.
em 28 de Janeiro de 2020

Pesquisas realizadas pela Universidade de Stavanger (Noruega) e pela Universidade do Mediterrâneo de Marselha (França) analisaram a reação do cérebro quando as pessoas escrevem utilizando o teclado com as duas mãos e quando se usa apenas uma mão sobre o papel.


As duas universidades chegaram à conclusão que, ao escrever à mão, são ativados três processos cerebrais simultaneamente: - a área visual (já que estamos vendo o que está no nosso papel), - a habilidade motora (porque colocamos o lápis ou a caneta sobre o papel e os movemos para traçar as letras) - e a capacidade cognitiva (já que lembrar da forma de cada letra requer um tipo diferente de resposta do cérebro).

Portanto, escrever à mão: - Ajuda na memorização dos conteúdos para poder elaborá-los melhor e para reformulá-los; - Ajuda na criatividade. Gera novas ideias, coordenando-as com emoções para torná-las ativas e transcrevê-las.

Um processo que aumenta a capacidade criativa de cada um de nós; - Ajuda na ortografia, já que é mais fácil cometer erros e, com eles, aprender e melhorar; - Coloca-nos em equilíbrio com nós mesmos, pois permite expressar emoções e ideias para que tornem “físicas”.

Ao reler o que escrevemos, podemos fazer uma autocrítica. - Melhora a aprendizagem, já que o corpo e a mente elaboram conceitos mentais que facilitam a compreensão; - Estimula a capacidade cognitiva do cérebro.

Quando escrevemos, obrigamos o cérebro a reduzir a velocidade de suas funções, de modo que a mão possa escrever fisicamente o conceito em um papel.

O cérebro ativa as funções relacionadas com a revisão e reorganização dos pensamentos; - Ajuda a viver as emoções de forma serena. Muitas vezes, serve de alívio quando temos sentimentos ambivalentes e desencontrados. A escrita à mão também pode nos ajudar a administrar a raiva e as chateações.

fonte: https://pt.aleteia.org/2017/04/04/os-beneficios-de-escrever-a-mao/

5,0 (46)
1.000 horas ministradas
Antonio Henrique está online
Campinas / SP
Curso Técnico: Examinador DELE -Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (Instituto Miguel de Cervantes )
Como fazer uma boa redação no vestibular Letras - Alfabetização e Letramento Letras - Linguística Aplicada Letras - Letramento Letras - Reforço escolar Letras - Inglês para alunos com dificuldades de aprendizagem Letras - Aprender fazer redação
Prof. De espanhol e inglês. 11 anos experiência no exterior. Examinador d.e.l.e. Nível a1-b1 (escolares). Formado em letras e neuropsicopedagogia
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio R. Whatsapp do professor Antonio R. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil