Educador, o Professional de todos os Futuros!
Por: Antonio R.
17 de Dezembro de 2018

Educador, o Professional de todos os Futuros!

Entenda a Evolução do Professor Particular

Letras

Você já parou para pensar qual será o futuro da educação? Estamos vivenciando uma profunda transformação na sociedade e nem todos estão percebendo isso. Eventualmente quando falo de todos estou me referindo às gerações mais antigas que ainda se resistem a mudar, a se adaptar ao advento de uma onda poderossísima que impactou no mundo.

As escolas estão desconectadas dos desafios atuais e não atendem aos interesses e necessidades particulares dos alunos e por isso, indiretamente, impulsionaram a busca por novas formas de promover o aprendizado. 

Nós professores particulares estamos interessados em solucionar os dilemas da educação e procuramos entender como inovação na sala de aula pode adotar novas práticas que tornam os processos de aprendizagem mais significados e engajadores. As redes sociais trouxeram um empoderamento que foi brutal. Qualquer pessoa hoje em dia pode muito mais do que compartilhar suas opiniões e criticar . Ninguém mais está imune ao poder do compartilhamento de informações que tais apps, softwares e sistemas nos permitem fazer. As redes sociais foram reflexo disso. As plataformas representam isso. A primeira onda na educação foi como um bomba e ainda há quem nem sequer pensa em vir aqui, partilhar suas ideias e planos de aula para contribuir com o cooperativismo, com uma nova visão mais moderna para educação. Há ainda quem retém o conhecimento e se vê no poder de impedir o acesso os alunos ao conhecimento. 

Eu participei dos eventos gratuitos do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores onde pude assistir às palestras de professores realmente interessandos com temas da atualidade, como por exemplo: a neurociência, os nativos digitais, a inovação em sala de aula e em projetos educaciones, as metodologias ativas e tendencias educacionais do futuro, etc. Contudo, reparei que mais do que supostos temas acadêmicos foram, na verdade, um sinal do universo que me deram no qual me fez perceber que a escola ficou complementa estagnada no passado, estou me referindo ao conceito de escola e toda uma falange de professores. Sim... uma escola no modelo prussiano, do século 19 com uma proposta conteúdista e centralizada no velho paradigma. 

Ao meu ver, o professor evoluído será aquele educador que irá se envolver mais com as futuras gerações de alunos quando todos estiverem submerdidos em realidades virtuais desonectados da realidade. Os professores particulares e docentes de escolas éticas irão se envolver com os alunos em ensinarem valores que tenha como objetivo fortalecer a moral e o caráter dos alunos. 

 

R$ 90 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil