Tranquei o meu inglês e agora
em 03 de Fevereiro de 2020
Este post é pra falarmos sobre um tema que muita gente confunde e não sabe por qual caminho está trilhando ou qual deve trilhar.
Se você é uma pessoa que busca desenvolver a sua fluência, você tem que aprender como um ninja, mas se você deseja atingir a proficiência, você tem que aprender como um samurai. Foram 2 guerreiros, mas com diferentes visões de mundo.
Isto não é um post para falar de nihongo, a língua do Japão. É para você conhecer um fato interessante sobre ambos guerreiros do Japão feudal e como isso te ajuda a ter mais consciência do seu aprendizado.
Um ninja foi um guerreiro que usava diversos tipos de armas e utensílios, ou seja, ele foi treinado para ter todo um arsenal e técnicas de luta, enquanto que o samurai lutava única e exclusivamente com uma espada muito afiada e grande, chamada de katana. Sua meta final era ser um só com essa arma, e nada mais. Tipo um Jedi. Aliás, o George Lucas se inspirou nos samurais, você sabia?
Portanto, se você quer dominar o inglês, você está a caminho da proficiência, e isso requer total disciplina. Contato diário com a língua e todas suas dimensões. Ser um só com o idioma.
Mas se você quer treinar a sua fluência, então você deve de ser capaz de se virar em diversas situações e contextos, sem necessidade de se aprofundar tanto.
Exatamente! Como o ninja faz durante a batalha. Ele joga uma bomba, se esconde, rola no chão, lança uma estrela, se pendura pela corda, pula uma cambalhota, desaparece, e por aí vai. Viu só!? Você sabia que o ninja, se ele sentia que não iria poder cumprir a sua missão ele fugia? Haha! Já o samurai não, isso era uma ofensa ao seu orgulho, e uma missão falida representava desonra. Daí ele mesmo se matava por causa disso.
Desejo a você um feliz dia das crianças e espero que você nunca mate a sua criança interior, já que é a única capaz de manter viva a sua imaginação para aprender coisas.