Fluência ou Proficiência?
Por: Antonio R.
27 de Janeiro de 2020

Fluência ou Proficiência?

Você sabe a grande diferença que existe entre ambos?

Inglês Conversação TOEFL Todos os níveis Fluência proficiência para aulas em inglês proficiência em conversação Proficiência em inglês Gramática dicaparafalarmaisrápido dicaparamemorizarmaisrápido dicaparaaprendermaisrápido Dicas para escrever bem insight técnicalinguística

Este post é pra falarmos sobre um tema que muita gente confunde e não sabe por qual caminho está trilhando ou qual deve trilhar.


Se você é uma pessoa que busca desenvolver a sua fluência, você tem que aprender como um ninja, mas se você deseja atingir a proficiência, você tem que aprender como um samurai. Foram 2 guerreiros, mas com diferentes visões de mundo.


Isto não é um post para falar de nihongo, a língua do Japão. É para você conhecer um fato interessante sobre ambos guerreiros do Japão feudal e como isso te ajuda a ter mais consciência do seu aprendizado.

Um ninja foi um guerreiro que usava diversos tipos de armas e utensílios, ou seja, ele foi treinado para ter todo um arsenal e técnicas de luta, enquanto que o samurai lutava única e exclusivamente com uma espada muito afiada e grande, chamada de katana. Sua meta final era ser um só com essa arma, e nada mais. Tipo um Jedi. Aliás, o George Lucas se inspirou nos samurais, você sabia?

Portanto, se você quer dominar o inglês, você está a caminho da proficiência, e isso requer total disciplina. Contato diário com a língua e todas suas dimensões. Ser um só com o idioma.

Mas se você quer treinar a sua fluência, então você deve de ser capaz de se virar em diversas situações e contextos, sem necessidade de se aprofundar tanto.

Exatamente! Como o ninja faz durante a batalha. Ele joga uma bomba, se esconde, rola no chão, lança uma estrela, se pendura pela corda, pula uma cambalhota, desaparece, e por aí vai. Viu só!? Você sabia que o ninja, se ele sentia que não iria poder cumprir a sua missão ele fugia? Haha! Já o samurai não, isso era uma ofensa ao seu orgulho, e uma missão falida representava desonra. Daí ele mesmo se matava por causa disso.

Desejo a você um feliz dia das crianças e espero que você nunca mate a sua criança interior, já que é a única capaz de manter viva a sua imaginação para aprender coisas.

R$ 90 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
English Exams Preparation Conversação Avançada em Inglês Inglês para Empreendedorismo
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil