Lista de Palavras não é Glossário!
Por: Antonio R.
18 de Março de 2018

Lista de Palavras não é Glossário!

Entenda isto, façamos uma comparativa.

Inglês Gramática Conversação Ensino Médio Básico Avançado Intermediário Vestibular Ensino Fundamental Profissional Adolescentes Tradução Geral TOEFL Curso superior léxico Bilinguismo

Disal é uma ótima Editora mas não trabalha só com publicação de livros, guias, manuais para aprender idiomas. Ela também trabalha com outros segmentos de conhecimento. Eu comprei 3 livros de idiomas desta Editora, como o "Vocabulando" da Isa Mara Lando, e "101 Dicas para Aprender Inglês com Sucesso" do Carlos Gontow. No entanto, teve um terceiro item que eu comprei, chamado 3500 Palavras em Inglês (e em Italiano) e claro, quando eu vi aquele guia retangular, fininho e com aquela fonte de letra impactante dizendo 3500, me chamou a atenção (disso já faz muitos anos).

Atrás, na contracapa, diz o seguinte: Este vocabulário de bolso foi concebido para ajudá-lo a se comunicar em inglês em viagens de negócios ou turismo. Para tornar mais fácil a consulta, as palavras estão classificadas por temas ou situações mais comuns vividas no exterior. 3500 palavras abrange o vocabulário básico do idioma.

Só depois que foi cair a ficha, eu tinha comprado uma lista maçante de palavras. Conforme eu fui lendo as páginas, vi que o livrinho tinha bastante de propaganda enganosa, primeiramente porque essas palavras não foram AGRUPADAS de forma inteligente, ou seja, no que se refere à sequência e à forma como a equipe de formatação decidiu distribuí-las, acabaram por revelar somente 800 palavras de 3500 importantes. 2.700 palavras totalmente desnecessárias que não tinham nada de relação com as situações mais comuns, e muito menos algo que abrangesse o básico do idioma. Se você não acredita nisto, veja as seguintes classificações:

 

Viagens (Avião, Barco, Trem, Carro),
Férias (Hotel, Restaurante, Comida),
Compras (Roupa, Som, Livros, Tabaco, Lavanderia, Fotografia, Jóias, Correio e Telefone, Supermercado, Papelaria, Drogaria, Ferramentas, Flores).
Na Praia
Na Montanha
Na Rua
No Campo (Pomar, Floresta, Tempo e Estações, Animais, Animais Selvagens)
No Trabalho (Escola, Números, Negócios)
A Mídia,
A Política,
Crime e Castigo,
Guerra e Paz,
O dia a dia (em Casa, Móveis e Acessórios, Família e Amigos)
Lazer (Festas, Esportes e Jogos)
Saúde (Corpo, Doença, Acidentes e Morte, Sentidos, Coração e Mente)
Palavras Úteis

Viu só?! Você não precisa ser um especialista ou um grande conhecedor deste assunto para entender que, dentre essas classificações, muitas delas dispensáveis e pouco relevantes para consolidá-las em seu acervo de palavras, incorporá-las para quando você for iniciar um diálogo, ou seja, memorizá-las definitivamente.

Por tanto, 3500 palavras é muita palavra pra ficar lendo, de forma avulsa, de cima para baixo. Para que eu precisso aprender palavras sobre Mídia, Montanha, Ferramentas? Faça esta pergunta continuamente até que você descubra, por si só, o quão você foi enganado por ficar estudando um idioma, ao invés de RETER essas benditas 1500-1800 palavras* (*o número oscila de acordo com o idioma). No começo do nosso aprendizado, precisamos estar ciente de que tópicos como Política não nos interessa, assim como Guerra e Paz, Crime e Castigo e até mesmo Comida. Sério? Sim. Não pertence ao vocabulário do núcleo. Quando estamos focados no Core Vocabulary, nós estamos muito mais centralizados num grupo de palavras que vão triar todas as demais, sempre! Tanto é que nesse guía de 3500 palavras, ele nos deu quase todas as frutas e você não precisa aprender damasco, tâmara, figo, mexerica, groselha, mirtilo, toranja, etc. Me poupe!!

Você entende agora quando falamos de "Lista Inteligente de Palavras"? Espero que sim. Entendendo bem este conceito, você poderá acelerar o seu aprendizado.

Na construção do glossário customizado, estaremos bem focados em:

A) As cores que o caderno Neón Kori nos disponibiliza, 8 no total, e como iremos colocar em cada cor umas palavras específicas. Essas palavras, sem dúvida, pertencem ao Core Vocabulary e regem a construção instantânea de frases, orações, sentenças, e até mesmo de expressões.

B) Quais palavras iremos listar e agrupar, mediante classificações, sem entrar em detalhes teóricos e termos gramaticais. Quando o aluno inicia as aulas comigo, ele já é iniciado nessas 8 classificações em COR, para poder trabalhar o CORE. Logo, mais cores aparecem, e conforme ese sente identificado com esta pratica alternativa de aprender idiomas com cores, mais associação ele consegue criar em sua mente, e consecutivamente melhor será o ser processo de memorização.

C) Contabilizar palavras até atingir esse número de 1500-1800 palavras. Se o aluno for contador ele irá adorar isto. Penso que o glossário é um recurso ideal para quem é de exatas porque quando ele tiver umas 100 palavras novas em sua cabeça, isso fará que sua auto-estima se eleve e veja resultados em aprender deste modo. Há estudos que explicamente cientificamente como só precisamos deste número de palavras. Lembre-se que devem de ser palavras muito poderosas e valiosas, senão, não estaremos falando do vocabulário do núcleo.

Bom amigos! Obrigado por terem lido mais um post e até a proxíma postagem.

R$ 90 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Preparo De Apresentações Melhorar Conversação em Inglês Gramática em Inglês
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil