Tranquei o meu inglês e agora
em 03 de Fevereiro de 2020
Falar sobre Tendências do Futuro foi uma disciplina que o Marcelo Veras lutou para incluir no currículo pedagógico de cursos de pós-graduação no IBFE.
Após a leitura do seu último livro, Educação 4.0 a Escola, o Professor na década dos anos 2020-2030, ele, mais uma vez, reforça o conhecimento das predições da Faith Popcorn, uma futuróloga.
Após o análise das mais diversas tendências da Popcorn junto aos último relatórios referentes às competências que serão mais demandadas no futuro, pelo Foro Econômico Mundial, o Marcelo joga uma *competência tripla* que, muito provavelmente o professor, num futuro bem próximo terá que desenvolver. - Saber fazer um diagnóstico cognitivo.
- Saber fazer curadoria de conteúdos
- Saber liderar equipes
Se nós unificarmos essas três competências teremos um profissional que será mais um gestor cognitivo do que um professor.
Conforme as tecnologias forem avançando juntamente com a convergência de tendências tanto de negócios, de mercado, no comportamento das pessoas, etc. os professores terão que montar diagnósticos, filtrando os dados oriundos das informações contidas nas platafomas e apps mais sofisticadas. Esses diagnósticos servirão para que o aluno monte o seu próprio aprendizado (educação self-service). Logo, com a overdose de informação e somente um professor poderá dar conta de selecionar o mais relevante e importante para o aluno. Tipo.... *separar o joio do trigo*. Por último, os espaços escolares serão muito mais ativos do que passivos, os professores terão que não somente mediar as informações para construção de conhecimento mas também "gerir" o ambiente de aprendizagem colaborativa. Por isso a ideia de gestor.
Para entender melhor esse insight, segue a indicação do livro!