O gestor cognitivo - o futuro do professor
Por: Antonio R.
02 de Fevereiro de 2020

O gestor cognitivo - o futuro do professor

Saiba como pode se transformar o educador num futuro bem próximo

Pedagogia Reforço escolar Ensino Fundamental Aulas de reforço curiosidades insights dica Pedagogia projetoescolar propostapedagógica projetopedagógico Aprendizagem futurodaeducação educomunicação educaçãosocioemocional futuro tendencias inovação


Falar sobre Tendências do Futuro foi uma disciplina que o Marcelo Veras lutou para incluir no currículo pedagógico de cursos de pós-graduação no IBFE.

Após a leitura do seu último livro, Educação 4.0 a Escola, o Professor na década dos anos 2020-2030, ele, mais uma vez, reforça o conhecimento das predições da Faith Popcorn, uma futuróloga.
Após o análise das mais diversas tendências da Popcorn junto aos último relatórios referentes às competências que serão mais demandadas no futuro, pelo Foro Econômico Mundial, o Marcelo joga uma *competência tripla* que, muito provavelmente o professor, num futuro bem próximo terá que desenvolver. - Saber fazer um diagnóstico cognitivo.
- Saber fazer curadoria de conteúdos
- Saber liderar equipes

Se nós unificarmos essas três competências teremos um profissional que será mais um gestor cognitivo do que um professor.
Conforme as tecnologias forem avançando juntamente com a convergência de tendências tanto de negócios, de mercado, no comportamento das pessoas, etc. os professores terão que montar diagnósticos, filtrando os dados oriundos das informações contidas nas platafomas e apps mais sofisticadas. Esses diagnósticos servirão para que o aluno monte o seu próprio aprendizado (educação self-service). Logo, com a overdose de informação e somente um professor poderá dar conta de selecionar o mais relevante e importante para o aluno. Tipo.... *separar o joio do trigo*. Por último, os espaços escolares serão muito mais ativos do que passivos, os professores terão que não somente mediar as informações para construção de conhecimento mas também "gerir" o ambiente de aprendizagem colaborativa. Por isso a ideia de gestor.

Para entender melhor esse insight, segue a indicação do livro!

R$ 90 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil