
Tranquei o meu inglês e agora

em 03 de Fevereiro de 2020
Muita gente pensa que a língua é um instrumento usado pelo seus falantes mas eu discordo disso. Em todo o caso, será o falante ou usuário do idioma um instrumento. Agora que você já sabe que construir glossário não é método, nem metodologia, podemos falar de outras coisas, e de mais coisas. Não apoio avaliações nas quais vão à procura do seu erro. Penso que isso da psicologia comportamental do Skinner deveria de ser abolida de tudo relacionado com uma aprendizagem de idiomas efetiva, com resultados que superasse a fluência e que permitisse o falante desenvolver competências criativas, e novas habilidades.
O glossário customizado é onde nós iremos inserir o vocabulário núcleo, em inglês, core vocabulary. Por incrível que pareça, podemos inverter a posição e dizer: "vocabulário cor" e temos, ao mesmo tempo, todo esse grupo de palavras importântíssimas para aprender rapidamente e de forma inteligente, prontas para serem distribuidas nas cores do caderno Neón Kori. Touché!
Chega de ficar boiando em diálogos enlatados, obrigando-te a aprender por osmose. Chega de ficar repetindo que nem um papagaio palavras como se isto fosse uma marcha de soldado. Vamos lá: o vocabulário do núcleo em cores, ou seja, Color Core Vocabulary (CCV) é o seu novo Curriculo Vitae do Idioma. Quando você conseguir completar um número entre 1500 a 1800 palavras em seu glossário customizado, podendo, muitas delas, estarem inseridas em frases, expressões, etc. você terá incorporado um vocabulário muito mais preciso, e será um veículo que fará você se movimentar bem nos diálogos.
Você já assistitu o filme: "The Core" O Núcleo, Missão ao centro da Terra?
É um filme que foi lançado no ano 2003. O núcleo do planeta Terra deixou de girar e um grupo de científicos constroem uma nave, chamado Virgilio, para ir até lá e depositar bombas para que volte a girar. Pois bem, o glossário customizado é o nosso Virgilio. É esse transporte que nos fará conquistar uma região de palavras, frases, expressões inerentes à verdadeira essência do idioma. É bem difícil chegar até esse núcleo de palavras, no começo, porque os materiais didáticos convencionais, e professores que reproduzem propostas educacionais obsoletas estão mais centrados em método e/ou metodologia, em planejamento de aula e sequência didática, em avaliação continuada ou somativa, em prova, tarefa para casa, exercício de preenchimento, modelo téórico que explica estrutura gramatical, e muitas, muitas outras coisas, deixando de lado esta simples e poderosa estrategia de aprendizado: construir um glossário customizado num caderno de cores para incorporar até 1800 palavras que me fará alcançar a fluência no idioma rapidamente!
Pronto! Simples assim. Sem quebrar a cabeça. Um veículo com compartimentos, e cada um deles para depositar um agrupamento de palavras. Quando você tenha um grande grupo de palavras, você terá muita facilidade para ler qualquer texto, desde o mais básico até o avançado e você poderá interpetá-los bem.
Prof. Antonio Henrique, serve para fazer certificações internacionais? Claro que sim. Serve para Enem? Sim.
Esse vocabulário rege qualquer estrutura mais expansiva, tanto a nível superficial como profundo. Você irá se soltar muito rápido, sempre e quando você construa um glossário que fuja de qualquer outra guía de viagens ou lista engessada formatada por uma editora. Elas são recursos feitos para você consultar, e sempre irão te ajudar, mas quando forem construidas por você, lhe ajudarão a memorizar e aprender muito mais.