Tranquei o meu inglês e agora
em 03 de Fevereiro de 2020
Além dos educadores espartanos da educação, nos quais estou fazendo tributo e homenagem nos meus posts, pois eles tem meu respeito e admiração, eu deveria abrir uma outra linha de guerreiros neste perfi: os linguistas.
A gramática apesar de ser mais velha que matusalém, não se compara com o advento da grandiosa linguística mesmo sendo bem recente.
O senhor que você está vendo no post se chama Dell Hymes e foi um grande linguísta que se aventurou num patamar que envolve sociedade, portanto, ele foi um sociolinguista.
A sócio-linguística é uma das áreas da linguística mais fascinantes da linguística que quebram o paradigma educacional da aprendizagem atual de idiomas, em outras palavras, ela tem a capacidade de expandir a consciência do professor e o aluno em seu aprendizado.
Graças ao Hymes e outros acadêmicos, viram a necessidade de um *conceito* mais amplo para entender e estudar a linguagem sendo que a mesma é muito mais do que *estruturas* fonéticas (sonoras) e morfossintáticas (referente às formas das palavras e suas relações lógicas nas frases).
Contudo, a linguagem se insere num contexto em que se produz mais *expressões* linguisticas. Foi aí que surgiu o termo de *competência comunicativa.*e, maioria dos alunos que desejam alcançar a fluência, não compreendem que a mesma é tipo uma *unificação* de três competências: a pragmática, a linguística e a comunicativa. Eles se frustram na metade do caminho e abandonam o seu aprendizado.
Desistem porque não vem mais resultados.
Compreende agora o porque a fluência é uma macro-capacidade?
Porque para atingir esse estado de fluência é necessário mobilizar muitos recursos cognitivos, estruturais e comportamentais e isso é caraterística de algo que é de grande porte (macro).
Nós mesmos brasileiros sabemos que se colocarmos um gaúcho e um baiano no mesmo quarto, provavelmente em muitas situações um não entenderá outro, mesmo sendo do mesmo país.
Quão foi a importância desse estudo do Hymes que até agora a grande maioria de professores buscam usar exatamente o mesmo método pra ensinar inglês e outras línguas, o comunicativo..