O que realmente é ser fluente?
Por: Antonio R.
28 de Janeiro de 2020

O que realmente é ser fluente?

A fluência é uma macro-habilidade comunicativa

Inglês Conversação Básico Gramática Avançado dicaparafalarmaisrápido Fluência fluênciaeminglês comoserfluente comofalarcomonativos inglêsnativo fluênciaeproficiência Fluency psicologiadodesenvolvimento

Além dos educadores espartanos da educação, nos quais estou fazendo tributo e homenagem nos meus posts, pois eles tem meu respeito e admiração, eu deveria abrir uma outra linha de guerreiros neste perfi: os linguistas.


A gramática apesar de ser mais velha que matusalém, não se compara com o advento da grandiosa linguística mesmo sendo bem recente.

O senhor que você está vendo no post se chama Dell Hymes e foi um grande linguísta que se aventurou num patamar que envolve sociedade, portanto, ele foi um sociolinguista.

A sócio-linguística é uma das áreas da linguística mais fascinantes da linguística que quebram o paradigma educacional da aprendizagem atual de idiomas, em outras palavras, ela tem a capacidade de expandir a consciência do professor e o aluno em seu aprendizado.

Graças ao Hymes e outros acadêmicos, viram a necessidade de um *conceito* mais amplo para entender e estudar a linguagem sendo que a mesma é muito mais do que *estruturas* fonéticas (sonoras) e morfossintáticas (referente às formas das palavras e suas relações lógicas nas frases).

Contudo, a linguagem se insere num contexto em que se produz mais *expressões* linguisticas. Foi aí que surgiu o termo de *competência comunicativa.*e, maioria dos alunos que desejam alcançar a fluência, não compreendem que a mesma é tipo uma *unificação* de três competências: a pragmática, a linguística e a comunicativa. Eles se frustram na metade do caminho e abandonam o seu aprendizado.

Desistem porque não vem mais resultados.


Compreende agora o porque a fluência é uma macro-capacidade?


Porque para atingir esse estado de fluência é necessário mobilizar muitos recursos cognitivos, estruturais e comportamentais e isso é caraterística de algo que é de grande porte (macro).

Nós mesmos brasileiros sabemos que se colocarmos um gaúcho e um baiano no mesmo quarto, provavelmente em muitas situações um não entenderá outro, mesmo sendo do mesmo país.

Quão foi a importância desse estudo do Hymes que até agora a grande maioria de professores buscam usar exatamente o mesmo método pra ensinar inglês e outras línguas, o comunicativo..

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Inglês no Ensino Fundamental I Essays Inglês - Ensino Híbrido
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil