
Tranquei o meu inglês e agora

em 03 de Fevereiro de 2020
O Vocabulário nuclear (core vocabulary) é mais um conceito interessantíssimo da línguistica e que a maioria vai ficar sem saber por ficar dando bola aos influencers. Não existe idéia ruim. Tudo pode ser comercializado. Um belo dia as pessoas, talvez, conheçam mais e melhor sobre a linguística aplicada (LA) por ser um conhecimento democratizado e não somente abordado no ambiente acadêmico.
Portanto, isto não é uma invenção minha. Pode muito te ajudar como mapear todo o vocabuláro do idioma, o que fará você construir melhor o seu conhecimento linguístico e... contudo, ficar fluente. Estou te ajudando a demistificar o processo, estou aqui para torná-lo acessível e inclusivo, ou seja, você não tem que prestar nenhum lato-sensu para compreender isto.
Basta você entender que: a palavra gateau é bolo em francês. Em qual das 4 categorias você a classificaria? Como superficial, importante, relevante ou essencial? Se você pensou em essencial, parabéns. Você entendou a lógica disto. É uma palavra completamente inerente dos países francófonos, ou seja, daqueles que falam francês. Mas você está aqui para aprender inglês comigo e espanhol, então vamos lá.
No Espanhol... Olé, seria o que? Essencial né? Poxa, cara. Você pegou bem o conceito aqui. Que cultura diz olé quando você faz uma proeza? Nenhuma. Ok. Vamos para o inglês agora com o exemplo what's up.... essencial né? Poxa se é, porque é um jeito totalmente inverosímil de dizer como vai. Inverossímil significa que não faz sentido pra quem está tão identificado com a sua língua mãe.
Uma vez que você tem uns 50 palavras que provem do núcleo, você consegue traçar bem melhor o restante das palavras. Inclusive você consegue detectar bem melhor cada palavra durante a produção, quer seja escrita ou oral, já que você conhece a natureza de cada uma. A nossa mente é meio trapaceira às vezes, e quer buscar uma lógica às formações de palavras num idioma, mas quando não segue o princípio da LA, que foi uma ciência que nasceu para revelar alguns mistérios das línguas... eventualmente ficará seguindo