Eis aqui um espartano da educação.
Segundo dizem muitos fontes, foi ele o mestre do Hippolyte-Léon Denizard Rivail, você sabe quem é? Bom, é um nome bem extenso mas se eu te disser... quem fundou o espiritismo já ficaria mais claro né?
Pois é, sempre teve alguém que influenciou alguém. O Pestalozzi deu aulas pro Allan Kardec quando era jovem. A questão é que este espartano frisou demais no afeto na sala de aula, coisa que talvez na época não se pensava,
Pestalozzi dizia que a educação na escola deveria de ser uma extensão do lar, ou seja, o ambiente familiar. Não sei com certeza se o homeschooling usa as premissas deste educador.
Era para ele ter sido sacerdote, assim como eu, que segundo dizia minha mãe, era bem beato de criança.
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Temos uma pesquisadora no Brasil, chamado Dora Incontri que estudou o Pestalozzi e, de acordo com seus estudos, ela dizia que ele, levava em conta aspectos hoje negligenciados, como o espiritu.
O centro do seu espectro educacional era desenvolver o ser humano espiritualmente, elevando-o em moralidade e intelectualidade. Ao contrário da educação da época, adotada ainda hoje no Brasil, que mecaniza e condiciona o ser, ele buscava torná-lo dinâmico, sensível e intuitivo.
https://novaescola.org.br/conteudo/1941/pestalozzi-o-teorico-que-incorporou-o-afeto-a-sala-de-aula