Tranquei o meu inglês e agora
em 03 de Fevereiro de 2020
Eis aqui um espartano da educação.
Segundo dizem muitos fontes, foi ele o mestre do Hippolyte-Léon Denizard Rivail, você sabe quem é? Bom, é um nome bem extenso mas se eu te disser... quem fundou o espiritismo já ficaria mais claro né?
Pois é, sempre teve alguém que influenciou alguém. O Pestalozzi deu aulas pro Allan Kardec quando era jovem. A questão é que este espartano frisou demais no afeto na sala de aula, coisa que talvez na época não se pensava,
Pestalozzi dizia que a educação na escola deveria de ser uma extensão do lar, ou seja, o ambiente familiar. Não sei com certeza se o homeschooling usa as premissas deste educador.
Era para ele ter sido sacerdote, assim como eu, que segundo dizia minha mãe, era bem beato de criança.
Temos uma pesquisadora no Brasil, chamado Dora Incontri que estudou o Pestalozzi e, de acordo com seus estudos, ela dizia que ele, levava em conta aspectos hoje negligenciados, como o espiritu.
O centro do seu espectro educacional era desenvolver o ser humano espiritualmente, elevando-o em moralidade e intelectualidade. Ao contrário da educação da época, adotada ainda hoje no Brasil, que mecaniza e condiciona o ser, ele buscava torná-lo dinâmico, sensível e intuitivo.
https://novaescola.org.br/conteudo/1941/pestalozzi-o-teorico-que-incorporou-o-afeto-a-sala-de-aula