
Tranquei o meu inglês e agora

em 03 de Fevereiro de 2020
Muitas vezes chega uma pessoa até a mim que já fala o inglês ou o espanhol e de repente ela me pede que a ajude a melhorar a sua "fala"... ou seja, ela quer se comunicar mais e melhor, oralmente. Tudo bem então. Eu aceito o aluno e depois de algumas aulas percebo o porque ela não pode melhor a sua fala sozinha.
Speaking é uma habilidade que não deve de ser treinada de forma avulsa e isolada. Ela faz parte de um todo, e quando o aluno não da a mínima para escrever, ler e sobre tudo ouvir... ora bolas!! Como é que ele pretende se tornar um ótimo usuário da língua?
Será que ele pensa mesmo que ficar fazendo somente conversation class é suficiente?
Eu sou o Prof. Antonio Henrique e quero que você veja como todas as habilidades são importantes, e e nenhuma é mais relevante do que a outra no processo de aprendizagem. Devemos pensar que todas elas contribuem para construir o seu conhecimento linguístico e performance.
Isso sim... em algum estágio você irá precisar depositar mais a sua atenção nela quer seja mediante imersão, por exemplo. Todas as habilidades tem uma função integral e quando o aluno as exercita pode realmente verificar resultados. Ele sente que tem mais noção do idioma e começa a pensar mais no idioma e fazer menos tradução mental.
Quer melhorar a fala? Ouça.
Quer escrever melhor? Leia.
Quer enriquecer a sua fala? Leia também, só que mais. E quando ler conteúdos relevantes escreva sobre eles.
Temos que respeitar o lado orgânico do aprendizado e não torná-lo num "toma lá da cá". As habilidades são 4 mas existem várias formas de exercitar, praticar, treinar, combinar. Há quem as considera os pilares do ensino de idiomas. Viu só!? Eu falei pilares, ou seja... Os alicerces. Por isso eu pego tanto no pé de que método e metodologia às vezes é secundário.