Reflexão: Aprendizagem acelerada ou orgânica?
Por: Antonio R.
26 de Janeiro de 2020

Reflexão: Aprendizagem acelerada ou orgânica?

Saiba como tanto uma, como a outra, são válidas em diferentes estágios de construção do conhecimento linguístico

Inglês neuropsicopedagogia neurocienciaeeducação neurociêncianaeducação Fluência aceleração Intensivo para Viagens Técnicas Para Aprendizado De Leitura Listening técnicasparadesenvolverlistening coachingeducacional Coaching de inglês filosofiadaaprendizagem filosoficadaeducação psicologiadaaprendizagem languagehacking Language Coach fluênciaeminglês

A aprendizagem acelerada é uma modalidade de aprendizagem onde se usam técnicas para "hackear" o seu desenvolvimento. Enquanto que uma aprendizagem orgânica respeita a sua aprendizagem "naturalmente", de acordo com o seu desempenho. Ambas as modalidades são válidas, de acordo com o perfil do aluno e em diferentes estágios de amadurecimento do conhecimento.

Uma vez me deu a vontade de aprender a jogar as cartas do tarô, sempre tive um viés meio esotérico, rsrs daí um dia eu fiquei sabendo de uma bruxinha que ensinava esse conhecimento (isso foi lá quando eu tinha 16 anos) eu perguntei pra ela: Dana, quanto dura o curso? Ela me respondeu: dura até que você aprenda. haha!

Portanto, aquele curso não tinha módulos nem carga horária.

 

Era uma modalidade de aprendizagem orgânica, ou seja, eu marcava o ritmo conforme fosse assimilando as interpretações de cada carta.

Vc já reparou como o Brasil é tipo o país do intensivão? Mas às vezes eu me pergunto, por caso um intensivão é um curso onde se aprendem técnica de desbloqueio ou de aceleração de aprendizagem orgânica?

Como estamos no piloto automático e pensar se tornou um ato terceirizado por muitos, a gente nem sequer se pergunta o que realmente significa acelerar algo? Sabemos que isso existe mas não sabemos exatamente quando sermos acelerados e como.

Realmente este é um post que poderia virar um manual a ser integrado em estudos pedagógicas.

Lembra do Star Wars? Se vc assistiu, o Mestre Yoda dizia que o lado escuro da força busca o conhecimento de forma imediata, intensa e emocional, enquanto o lado da luz busca de forma mais pacífica, natural e serena. Talvez para você seja só um filme de fantasia e ficção sem nenhuma moral, mas se você se aprofundar, poderá comprovar uma profunda sabedoria no que o duende explicou.

Respeitar o tempo das pessoas é uma virtude. Aprender hacks é uma forma fantástica de conseguir resultados rápidos, mas podemos nos perder no caminho quando nosso objetivo está unicamente focado nos resultados... podemos perder oportunidades de ver outras coisas.

Se vc não concorda comigo, reflita no seguinte: Se eu acelerar o meu carro numa bela avenida, não me dará tempo a desfrutar da paisagem com as belas árvores e estabelecimentos. Não é velocidade que eu tomo na aprendizagem mas também a forma como eu decido trilhar o caminho. Como diz aquela frase: de nada adianta eu querer acelerar se eu não sei onde eu quero chegar.

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (72 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Ensino de inglês para adultos English Teacher Immediate English
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil