Reflexão: O que é pronuncia?
Por: Antonio R.
02 de Fevereiro de 2020

Reflexão: O que é pronuncia?

Você sabe realmente o que é pronuncia?

Inglês Conversação Gramática Básico Fluência Pronúncia Fala Idiomas dica pedagogia Coaching Coaching de inglês Todos os níveis Avançado

Uma vez, quando trabalhei como coordenador pedagógico numa escola, recebia clientes que falavam que "queriam melhorar a sua fala" só que, em nenhuma escola de idiomas ninguém irá melhorar a sua fala. Se alguém quer melhorar a sua fala ele vai num terapeuta fonoaudiólogo. Period.
Então por essa lógica, muita gente tá interpretando errado as coisas. Pode se tratar também de uma concepção errada do q é falar um idioma, que não tem nada a ver com a fala e isto não é nenhum achismo não. O pai da línguística, Saussure, já tinha feito um ensaio científico e isso tinha se transformado no "Le cours de linguistique générale"em 1906. E nesse curso já se explicava a dicotomia entre Língua VS Fala.

Lógico, o dono daquele comércio tinha o seguinte slogan: "aqui primeiro você escuta, depois você fala e depois você escreve." Aquilo estava impresso no banner lá fora e quem passava com o carro ficava com a imagem na cabeça de treinar a fala... enfim,
Cabe aos clientes saberem o seguinte, caso queiram se tornam alunos. Nós professores de idiomas não estudamos fonologia e muito menos fonoaudiologia. Estudamos fonética que é uma área de estudo da línguistica que nos permite ajudar o aluno a saber como pronunciar as palavras.

Simples assim! Se você que é aluno ou professor e alguém te vendeu os seguintes termos na oferta: dicção, ritmo de fala, entoação, articulação de sons, eloquência num curso de idiomas provavelmente a escola integrou a grade curricular com conceitos de oratória ou simplesmente a escola está te vendendo uma enganação e você acha que irá treinar isso quando aprenda a pronunciar inglês.
Na minha visão, são coisas que fazem parte da performance mas em estágio mais avançados, quando já e tem uma base bem consolidada.
Esta é a terceira valência para treinar um idioma e é a mais envolvida com o psicológico do aluno. Alunos tem dificuldades em pronunciar uma palavra com som estranho porque sentem vergonha. Inclusive já cheguei a dar aula de português para espanhol e me falaram que os sons da língua são absurdos. Muitos teachers não usam metodologias para fazer o aluno treinar os sons. Eu sim!

R$ 90 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Preparo De Apresentações Melhorar Conversação em Inglês Gramática em Inglês
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil