Tranquei o meu inglês e agora
em 03 de Fevereiro de 2020
Uma vez, quando trabalhei como coordenador pedagógico numa escola, recebia clientes que falavam que "queriam melhorar a sua fala" só que, em nenhuma escola de idiomas ninguém irá melhorar a sua fala. Se alguém quer melhorar a sua fala ele vai num terapeuta fonoaudiólogo. Period.
Então por essa lógica, muita gente tá interpretando errado as coisas. Pode se tratar também de uma concepção errada do q é falar um idioma, que não tem nada a ver com a fala e isto não é nenhum achismo não. O pai da línguística, Saussure, já tinha feito um ensaio científico e isso tinha se transformado no "Le cours de linguistique générale"em 1906. E nesse curso já se explicava a dicotomia entre Língua VS Fala.
Lógico, o dono daquele comércio tinha o seguinte slogan: "aqui primeiro você escuta, depois você fala e depois você escreve." Aquilo estava impresso no banner lá fora e quem passava com o carro ficava com a imagem na cabeça de treinar a fala... enfim,
Cabe aos clientes saberem o seguinte, caso queiram se tornam alunos. Nós professores de idiomas não estudamos fonologia e muito menos fonoaudiologia. Estudamos fonética que é uma área de estudo da línguistica que nos permite ajudar o aluno a saber como pronunciar as palavras.
Simples assim! Se você que é aluno ou professor e alguém te vendeu os seguintes termos na oferta: dicção, ritmo de fala, entoação, articulação de sons, eloquência num curso de idiomas provavelmente a escola integrou a grade curricular com conceitos de oratória ou simplesmente a escola está te vendendo uma enganação e você acha que irá treinar isso quando aprenda a pronunciar inglês.
Na minha visão, são coisas que fazem parte da performance mas em estágio mais avançados, quando já e tem uma base bem consolidada.
Esta é a terceira valência para treinar um idioma e é a mais envolvida com o psicológico do aluno. Alunos tem dificuldades em pronunciar uma palavra com som estranho porque sentem vergonha. Inclusive já cheguei a dar aula de português para espanhol e me falaram que os sons da língua são absurdos. Muitos teachers não usam metodologias para fazer o aluno treinar os sons. Eu sim!