![Tranquei o meu inglês e agora](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/blog/0/Antonio.Garcia/7ebe4f67-1e0d-4b22-bab1-db5e1dd65264/e808e22fa090c1fa9f0a24feed0de821.webp)
Tranquei o meu inglês e agora
![Foto de Antonio R.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/0/15880/b372daa8-5e63-4885-a1fe-7b418f955bd2/5ec6bba5d3aaef713500ea2302ed09b2.webp)
em 03 de Fevereiro de 2020
Um idioma é uma linguagem desenvolvida pelo ser humano para se comunicar!
Parece um questionamento óbvio, só que grande parte de todos nós estamos rodando no "piloto automático" e as pessoas não param para refletir as coisas. Simplesmente as tercerizam e deixam que outro dê conta disso. Parece óbvio ter ou querer aprender inglês quando se trata da idioma internacional, usado em todo mundo.
Mas não me parece tão óbvio fazer esta reflexão pelo seguinte motivo:
Se você realmente entender o que é um idioma, mais para frente irá ajudá-lo muito a desenvolver a sua fluência e evoluir o seu aprendizado.
Quando falamos de idioma precisamos entender que ele é um instrumento, uma ferramenta, um meio que a linguagem usa para comunicar pensamentos e emoções e que depois se concretizam em ações.
Há estudos que dizem que comunicamos mais com a linguagem não-verbal (gestos e expressões, por exemplo) e o tom de voz do que realmente a língua verbal, ou seja, a linguagem falada (o idioma). Faz sentido, né? Se eu quero dar uma bronca, não faço com a voz num tom baixo e suave. Se eu quero expressar alegria não fico com a cara emburrada. Fato.
Portanto idioma é também isso, porém usando todo um arcabouço linguístico de recursos que se representam através das seguintes valências: - vocabulário (palavras) e léxico (estudo palavras em contexto)
- estruturas (organização e distribuição) e gramática (estudo das normas e regras)
- pronuncia (fala, entoação) e fonética (estudo da pronúncia). Portanto, linguagem e comunicação são indispensáveis para fazerem acontecer o idioma.
Se se tratasse só de memorizar ou decorar listas de palavras como muita gente faz, não teria existido um estudioso do assunto, tipo o Noam Chomsky que ganhou mais de 50 *títulos honorários*. Portanto cada vez que você estiver treinando ou práticando o idioma, quer seja numa escola particular ou fraqueado, ou em algum curso online numa plataforma, ou com qualquer teacher, tenha em mente que língua é uma qualidade inata sua. Não é algo artificial. Você produz língua naturalmente todos os dias.