Tailor-made design - A essência da aula particular
Por: Antonio R.
02 de Fevereiro de 2020

Tailor-made design - A essência da aula particular

Você sabe a qualidade de uma aula personalizada?

Pedagogia Acompanhamento Pedagógico Aulas de reforço Acompanhamento Reforço escolar Ensino Fundamental Dificuldades Dificuldades de aprendizagem Acompanhamento de dificuldades em aprendizagens

tem um filme que se chama "A Ilha" sobre clones humanos. Todo filme futurístico nos traz uma mistura de ciência-ficção e de verdade. Aquele filme me chamou muita a atenção, sobre tudo numa cena na qual o protagonista está urinando e em cima da privada tem um painel que diz que ele consumiu muito sódio no dia anterior. A privada fez um diagnóstico no xixi dele.

Do nada a privada... que está conectada num circuito inteligente, envia um dado para o refeitório e quando ele lá lanchar, a garçonete o impediu de comer "bacon", porque o relatório da privada disse que tinha que diminuir o consumo de sódio. DAÍ ela colocou um outro alimento mais saudável para ele.

Isto não é post para falar de resenha de um filme e sim, para refletirmos como provavelmente num futuro não tão distante, tenhamos uma tecnologia que nos permita mapear o progresso do aprendizado do aluno com dados precisos e assertivos. Não acredito que o professor será um cientista de dados, mas com certeza ele terá que saber sobre dados e não de nota ou boletim.

Portanto... imagine só criar um ensino e aprendizado completamente voltado para as suas necessidades. Digamos que seriamos capazes de descobrir com tanta precisão o que você precisa ou não precisa que... imediatamente... teria na palma da mão um exercício, uma atividade, ou uma tarefa, um módulo de curso, ou uma vivência, treinamento etc.

Chegou um aluno. O professor o avalia. Ele faz um nivelamento. Essa high-tech nos revela que o aluno precisa "x" por cento de produção escrita e não de conversação. haha!

Exatamente. Tá cheio de alunos que acham que aula de conversação os fará ficarem fluentes quando na verdade é a "porra da produção no papel" (desculpa o xingamento). mas como não dão bola para orientação do professor quem sabe com uma tecnologia de ponta eles comecem a dar mais atenção.

Na minha visão... a personalização e a customização do aprendizado (se é que isso algum dia irá existir) será uma matéria ensinada para quem quer ser professor no futuro. Talvez a disciplina se chama Design ou Engenharia Educacional.

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (72 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil