Tutoria - Como expandir o meu vocabulário?
Por: Antonio R.
26 de Janeiro de 2020

Tutoria - Como expandir o meu vocabulário?

Entenda como algumas estratégias podem ser muito eficazes para atingir esse objetivo

Inglês Conversação tutoriaeminglês tutoriaparafluência fluênciaeminglês Coaching de inglês coachingeducacional psicologiadaaprendizagem psicologiadodesenvolvimento psicologiadaeducação Todos os níveis Avançado Básico Acompanhamento Pedagógico neuropsicopedagogia neurocienciaeeducação neurociêncianaeducação

Olá, tudo bem? Estes são os posts de tutoria. Espero que vocês estejam gostando. Na tutoria eu compartilho com vocês conceitos, técnicas, estratégias, insights, dicas de aprendizagem, etc. Tudo para fazer com que você consiga aprender melhor. Quero muito que vocês possam ter mais resultados.

Existe um conceito educacional que eu aprendi de um poliglota que se chama: vocabulary builder (construtor de vocabulário). Você sabia que normalmente nós, na maioria das vezes, estamos tentando memorizar vocabulário ao invés de construí-lo? Tem uma forte nuance entre ambas as coisas.

Exatamente! E o problema é que memorizar algo, no sentido de "decoreba", é como se fosse aquele estudante que corre corre para tirar boa nota numa prova e depois... esquece! Esse aluno depois do curso não está nem aí com o que aprendeu. É como se ele tivesse feito uma gambiarra cerebral pra somente aprovar e depois arquivar e não mais usar.

Mas quando aprendemos um vocabulário, no sentido de construí-lo de forma ativa sobretudo, é como se estivéssemos num jogo de sinuca. Eu aponto para a bola com o meu taco de tal maneira que faço depois a bola branca cair justo do lado de outra bola, ou de outras bolas que eu vou de novo apontar para fazer entrar no buraco. Sacou? Eu quero ganhar o jogo e pra isso tenho uma oportunidade de botar no buraco.

Deu para entender a diferença? Na tutoria vou te ajudar a usar ferramentas e atitudes que ajudam nesse processo. Não basta só repetir que nem um papagaio frases em voz alta com a esperança de que em algum momento você irá lembrar de tudo.

Um exemplo de ferramenta que eu uso é o caderno de cores. Há quem acha que é somente um caderno, outros já perceberam que mais que um caderno. Eis o "x" da questão! Buscar usar ao máximo os recursos que temos ao nosso redor de forma de inteligente.

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (72 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Inglês no Ensino Fundamental II Inglês a Distância Inglês - EBL
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil