Tutoria - Qual motivação é a mais importante?
Por: Antonio R.
26 de Janeiro de 2020

Tutoria - Qual motivação é a mais importante?

Você sabe a diferença entre motivação extrínseca e intrínseca?

Pedagogia Reforço escolar Ensino Fundamental Aulas de reforço Dificuldades Acompanhamento Acompanhamento Pedagógico neuropsicopedagogia Coaching Educacional Psicologia da Aprendizagem Psicologia educacional

Já reparou como às vezes a gente não estagnou no aprendizado e não consegue avançar? Eu penso que muitas vezes isso acontece, não porque a gente não sabe mais da parte técnica e sim porque, eventualmente, iniciamos o nosso aprendizado à partir de uma vontade que não iria nos permitir continuar por muito tempo.

Normalmente quando a motivação é externa, tipo a sua empresa disse que agora está comercializando produtos com latino-américa e então você, que fala espanhol macarrônico portunholizado fica naquele desespero e vai atrás de um professor, ou de um curso, ou da semana do espanhol do seu influencer favorito.

Isso ocorre com o inglês da vida, também! De repente caiu a ficha e você viu que por muito tempo vc não avançou mais na língua e ficou aquele conhecimento basicão, o mundo continuou dando muitas "vodkas" e vc não sabe de onde o seu inglês "vinho". rsrs

O que eu estou buscando você fazer refletir aqui é as motivações internas podem ser muito mais poderosas porque te dão uma razão maior do porque aprender algo, porque essa razão está atrelada a todo seu ser (sonhos, desejos, emoções, etc.) Quando somos crianças não possuimos esses impulsos por aprender cálculo, mas somos empurrados pela escola pra fazer isso. Portanto temos uma motivação externa.

Quando somos adultos, não vemos muito sentido querer aprender um hobby porque isso não nos irá garantir uma ascensão no trabalho, portanto nós preferimos melhorar nossos conhecimentos de cálculo na planilha excel porque a empresa endossou uma nova política de reconhecimento com base na meritocracia. Todo o funcionário que mostrar novas habilidades irá crescer. Digamos que esta é uma motivação interna, com base numa demanda externa.

Listei dois exemplos para que possamos compreender como funcionam uma ou outra.
No meu caso, Antonio, meses atrás quis aprender o violão e iniciei o aprendizado com base numa motivação interna, só meses depois percebi que era uma motivação fraca. Porém uma semente foi instalada aí e eu posso retomar. Isso acontece também com o seu inglês e o espanhol se você souber identificar, primeiro, suas motivações internas, e se são fracas ou fortes.

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (72 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil