Tranquei o meu inglês e agora
em 03 de Fevereiro de 2020
O sei o quão difícil é implementar um projeto num contexto escolar, quando se há diferentes opiniões e visões sobre o assunto, concorrência e até mesmo outros sentimentos adversos porém para tudo há uma solução, basta acreditarmos e sermos positivos.
Você professor sabe que o seu projeto pode ajudar o desenvolvimento dos alunos na matéria mas, por uma ou várias razões você ainda não conseguiu fazer acontecer a sua ideia?
Você já parou para pensar que uma escola é um contexto no qual vários agentes interagem conjuntamente? Você sabe que o seu projeto tem o potencial de ajudar a melhorar o rendimento e desempenho dos alunos mas sente que precisa de muitos mais do que uma simples "autorização" por parte da coordenação pedagógica para colocá-lo em prática.
Eu como pós-graduando em neuropsicopedagogia e coachee vocacional proponho a você a seguinte ideia: - Propor à coordenação a ideia de realizar um grupo semanal para desenvolver a Mente Mestra (MasterMind), do Napoleon Hill.
Aborde a pedagoga, coordenadora e/ou diretora com entusiasmo e pergunte se ela já ouviu falar disso?
Eles deverão de saber que um projeto, independentemente de quem seja, professor de geografia ou professor de educação física, pode ajudar a escola *prosperar* na comunidade.
Porém não é fácil criar sintonia, sinergia entre os professores. Mas como a própria filosofia Africana Ubuntu diz: "Eu sou porque Nós Somos", temos que acreditar que a união faz a força que os resultados podem impactar todo o relacionamento entre alunos, professores e liderança, positivamente.
O MasterMind não é reunião de professores, não é conselho de classe mas pode ser feito entre grupos pequenos (e não grandes) de professores e membros do conselho para que as sessões sejam bem mais produtivas.
A escola precisa unificar conceitos de *andragogia* (educação dos adultos) e o coaching pode ajudar muito nisso. Aliás, o adultos também precisam ser educados.
Não se trata só de alinhamento de metas e objetivos. É muito mais do que isso, é uma auto-educação dos membros em pról da organização como um todo.