
Tranquei o meu inglês e agora

em 03 de Fevereiro de 2020
Foi graças a um médico espanhol que hoje conseguimos entender o papel do neurônio no nosso cérebro, como uma "célula especial". O nome dele foi o Santiago Ramón y Cajal e ele mesmo dizia: "Se um médico só sabe de medicina, nem medicina sabe" por isso ele foi mais do que isso, foi um cientista.
Eu mesmo recentemente fiz um curso de neurociência, e esse conhecimento deu um start na atuação como professor, e foi aí que muita coisa fez sentido, como por exemplo a importância da ativação pré-frontal do cérebro no processo de ensino e aprendizagem.
Até antes do Cajal, todos acreditavam que as *redes* e *pontes* entre as células nervosas eram todas iguais até que ele conseguiu demostrar que não. Você sabe como ele conseguiu isso? Através de "desenhos", conhecidos "borboletas da alma". Hoje ele é considerado como o pai da neurociência moderna.
Hoje sabemos que os neurônios são unidades particulares, e possuem multiplas formas porém existem uns com forma de *piramide* que são os que aparecem no neo-córtex, a parte mais evoluida do cérebro do ser humano e adivinha só?
É aí onde acontece a aprendizagem através da neuroplasticidade positiva. Tudo isto foi descoberto graças ao EEG (electroencefalograma)... portanto meu amigo, pra concluir este post aqui... você adquire conhecimento quando são criados essas mínusculas pirâmides no seu tecido cerebral.