Você sabe se está usando o portunhol?
Por: Antonio R.
30 de Janeiro de 2020

Você sabe se está usando o portunhol?

Saiba das diversas armadilhas e pegadinhas que existe entre português e espanhol

Espanhol Básico Intermediário Geral Avançado Conversação Conversación Refuerzo Professor Particular de Espanhol Professor de Espanhol Técnicas Rápido Voltado para a Necessidade do Aluno Revisão de Textos Aprender Espanhol Lengua Española Español para brasileños Professora particular de espanhol Comunicação Língua Professor de Espanhol Nativo

Há estudos que falam que o portunhol pode até virar um "um idioma" pela questão turística e a proximidade entre o Brasil e os paises latino-americanos mas se você quer fazer aulas particulares é porque em algum momento o seu espanhol macarrônico não lhe ajudou tanto assim a se comunicar e você até percebeu a seriedade do assunto, se, eventualmente, foi numa situação profissional.

Para evitar o portunhol existem estratégias que até superam algumas metodologias e eu como futuro neuropsicopedagogo mas também como alguém que morou quase 11 anos na Espanha posso te dizer com firmeza. Essas estrategias são simples e eficientes, basta você compreender a ponte que conecta o seu idioma nativo com o espanhol...

Conforme você caminha por essa ponte mais você vai descobrindo as pegadingas, armadilhas e até confusões que criamos ao pensarmos que sabemos falar o espanhol porque entendemos só que não é assim na pratica. O espanhol tem uma essência que o português não tem e essa estratégia visa exatamente... penetrar nessa essÊncia através de um grupo revelante de palavras que fará você consolidar bem rápido o conhecimento deste idioma.

Fuja de materiais didáticos ou professores que não sabem direcionar os conteúdos da língua espanhola para você que é brasileiro.

Hola, cómo estás? Buenos dias, quieres comer? Estas são frase são semelhantes demais com o português. A nossa mente não irá se focar em compreender essas frases porque são não parecidas que já a entendemos. O nosso olho bateu nelas e, mesmo tendo alguns detalhes diferentes deu pra entender.

A estrategia tem que visar justamente isso...propor para o aluno a ideia de que ele tem que prestar atenção em detalhes, mesmo entendo a frase...porque lá na frente quando a coisa complicar será porque ele não se preocupou e pensar no espanhol neste sentido...

A estratégia visa preparar o aluno em 2 faces: palavras diferentes e parecidas e entre ambas as palavras ele ir construindo o seu vocabulário.

Exemplo:

Mi rodilla está con problemas.

La pantalla no funciona.

El bolígrafo es grande.

La cuchara es pequeña.

El perro es bonito

Veja só… sempre nas estruturas tentando ter uma palabra nova e diferente, nova parecida, diferente e semelhante.

 

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (72 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Espanhol - Espanhol para turismo Aulas de Conversação em Espanhol Espanhol Personalizado
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil