Você sabe se está usando o portunhol?
Antonio H.
em 30 de Janeiro de 2020

Há estudos que falam que o portunhol pode até virar um "um idioma" pela questão turística e a proximidade entre o Brasil e os paises latino-americanos mas se você quer fazer aulas particulares é porque em algum momento o seu espanhol macarrônico não lhe ajudou tanto assim a se comunicar e você até percebeu a seriedade do assunto, se, eventualmente, foi numa situação profissional.

Para evitar o portunhol existem estratégias que até superam algumas metodologias e eu como futuro neuropsicopedagogo mas também como alguém que morou quase 11 anos na Espanha posso te dizer com firmeza. Essas estrategias são simples e eficientes, basta você compreender a ponte que conecta o seu idioma nativo com o espanhol...

Conforme você caminha por essa ponte mais você vai descobrindo as pegadingas, armadilhas e até confusões que criamos ao pensarmos que sabemos falar o espanhol porque entendemos só que não é assim na pratica. O espanhol tem uma essência que o português não tem e essa estratégia visa exatamente... penetrar nessa essÊncia através de um grupo revelante de palavras que fará você consolidar bem rápido o conhecimento deste idioma.

Fuja de materiais didáticos ou professores que não sabem direcionar os conteúdos da língua espanhola para você que é brasileiro.

Hola, cómo estás? Buenos dias, quieres comer? Estas são frase são semelhantes demais com o português. A nossa mente não irá se focar em compreender essas frases porque são não parecidas que já a entendemos. O nosso olho bateu nelas e, mesmo tendo alguns detalhes diferentes deu pra entender.

A estrategia tem que visar justamente isso...propor para o aluno a ideia de que ele tem que prestar atenção em detalhes, mesmo entendo a frase...porque lá na frente quando a coisa complicar será porque ele não se preocupou e pensar no espanhol neste sentido...

A estratégia visa preparar o aluno em 2 faces: palavras diferentes e parecidas e entre ambas as palavras ele ir construindo o seu vocabulário.

Exemplo:

Mi rodilla está con problemas.

La pantalla no funciona.

El bolígrafo es grande.

La cuchara es pequeña.

El perro es bonito

Veja só… sempre nas estruturas tentando ter uma palabra nova e diferente, nova parecida, diferente e semelhante.

 

26 avaliações
Campinas / SP
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Metropolitana de Ribeirão Preto)
Espanhol Básico Espanhol - Aulas Em Grupo Refuerzo Revisão de Textos em Espanhol Espanhol do Cotidiano Espanhol - Nivel Básico Vocabulário em Espanhol
Prof. de Espanhol e Inglês. 11 anos experiência no exterior. Me formando em neuropsicopedagogia, especialização na aprendizagem e educação.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio H. Whatsapp do professor Antonio H. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 18 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil