Você sabia que existe uma gramática universal?
Antonio H.
em 29 de Janeiro de 2020

O dia que uma escola de idiomas começar a falar de linguística, então poderemos dizer que, estará sendo ética por mencionar aos fundadores dos métodos, assim como por estarem democratizando o conhecimento.

Noam Chomsky é esse senhorzinho na lateral, considerado por muitos como o Pai da Linguística Moderna. Se você pensou que é o latim é universal está enganado.

O latim, até onde chega o meu conhecimento, não permite aprender japonês porque são distantes em sua raízes embora a base de quem falar latim é fodástica.

Noam foi que nem o Bruce Lee, ele não aguentava mais o seu professor profetizar a sua teoria, até que decidiu criar a sua própria. Exatamente!

O Bruce Lee foi discipulo de um grande mestre de um estilo de kung-fu, mas o seu chamado era outro, era desenvolver um outro método, um outro estilo.

Em analogia, Chomsky foi aluno do Zellig Harris, que era linguísta da DISTRIBUIÇÃO, uma teoria estruturalista... e conforme ele foi estudando e se aprofundando ele sabia que a linguagem não podia ser explicada meramente por regras, normas e dados.

Foi daí que o Noam reparou que era necessário se centrar na competência do falante, ou seja, você, eu, seu professor, seu pai, etc.

Ele sabia que língua era algo abstrato e existia um nível muito mais profundo que era *gerador de infinitas sequências gramaticais*. Ele define essa competência como capacidade inata que o indivíduo tem de produzir, compreender e de reconhecer a estrutura de todas as frases de sua língua

A teoria chomskiana conduz ao *universalismo*, pois a capacidade para desenvolver a linguagem é uma habilidade inata do ser humano: já nascemos com ela.

Para que você faça uma ideia da importância deste acadêmico que os conceitos *desempenho*, *rendimento* e *performance* foram muito trabalhos por ele em sua tese.

Contudo, o nome técnico dessa teoria é GGT (Gramatica generativa transformacional) e não é ensinada hoje nas escolas porque não interessa que o aluno saia falando chinês, eslovaco, indi por aí... é no inglês que as escolas decidiram focar como língua internacional por questões políticas...

26 avaliações
Campinas / SP
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Metropolitana de Ribeirão Preto)
Inglês Básico Inglês - masterylearning Certificação em Inglês Inglês - educolor Inglês - EBL Preparatório para o TOEFL Inglês para Estudos no exterior
Prof. de Espanhol e Inglês. 11 anos experiência no exterior. Me formando em neuropsicopedagogia, especialização na aprendizagem e educação.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio H. Whatsapp do professor Antonio H. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 28 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil