Você sabia que o idioma é feito de convenções?
Por: Antonio R.
26 de Janeiro de 2020

Você sabia que o idioma é feito de convenções?

Entenda o papel das convenções sócio-históricas na evolução do idioma

Letras Literatura Dicas Linguística linguísticahistórica curiosidade curiosidadeslinguísticas vocabulárioeléxico léxico

Enganam-se aqueles que atribuem somente a gramática à aprendizagem de um idioma. Vocabulário e pronuncia são valências para um idioma e não abordagens.

Existem + abordagens, além da comunicativa e lexical. You teacher: é capaz de ensinar com outras abordagens? Conhece a abordagem sócio-histórica? Ao invés de ensinar o seu aluno com a trilogia gr-pr-vb pq Ñ por *convenções linguísticas*? Más o que são?o idioma é tipo um percurso evolutivo traçado pelo passo do tempo. Primeiro temos remodular a nossa concepção do que é língua, senão ficamos na mesmice.

Convenções são acordos que ocorrem na sociedade para organizar a nossa forma de viver e de nos relacionarmos entre a gente.Tais convenções organizam a nosso pensamento em meio às situações e contextos. Sem elas, seria difícil a ocorrência da comunicação da forma como a conhecemos.
Se cada vez que você ensina um idioma trazendo correspondências entre a sua língua nativa com a língua que você quer aprender (ou seja, tradução) você está fugindo de inserir o aluno no contexto estrangeiro.

É por isso que aluno fica estagnado em certas compreensão mentais de conceitos de uma língua estrangeira que não existem em sua língua mãe.

Como colocar um aluno para aprender inglês se o sistema legislativo dos Estados Unidos é diferente? Como colocar uma aluna para aprender espanhol se o sistema cultural da Espanha é diferente? Como colocar um grupo para aprender russo se o sistema comportamental dos "soviéticos" é muito diferente?

Porque continuamos a ensinar provocando correspondências mentais nos alunos? Simples, porque não estamos seguindo um objetivo comum na aprendizagem dos alunos: torná-los cidadãos globais.

Pois, viajar é uma coisa, porém conviver com o nativo e a cultura é outra. Faça um teste: tente observar as transformações pelas quais passou um viajante ao ter visitado a Grécia e aquele que morou na Grécia? Você saberá a diferença.

Conseguimos compreender isso,por exemplo, ao analisarmos a palavra hipoteca em inglês que se diz mortgage, é aí meu amigo, que entendemos realmente esse lance da convenção.

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (72 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 7 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil