Você usa o dicionário para aprender idiomas?
Por: Antonio R.
25 de Janeiro de 2020

Você usa o dicionário para aprender idiomas?

A importância deste velho aliado no nosso aprendizado

Inglês pedagogia Psicopedagogia neuropsicopedagogia psicologiaeducacional psicologiadaaprendizagem Memorização Fluência Aprendizagem ensinobilingue Conversação Básico Avançado Todos os níveis Geral

O dicionário é o velho aliado do estudante de idiomas. Antes ou depois, mesmo no cenário atual no qual temos tantos aplicativos, software e tecnologia ao nosso favor, o dicionário sempre foi aquele livro onde fomos guardando as palavras e seus significados.

O dicionário ajuda o aluno a pesquisar a palavra que ele precisa entender, de forma orgânica, e não de forma instantânea. Por não ser uma ferramenta imediatista, ajuda o aluno a ir construindo seu vocabulário de maneira Inteligente. Há quem já nasceu sem saber o que é esse livrinho, porque seus pais já tinham comprado um smartphone para ele, portanto essa pessoa (criança) já cresceu sabendo como instalar o melhor aplicativo da play store mas não soube exatamente o que era "passar a página" daquele livrinho, em ordem alfabética.

Em plena era onde cada vez se fala mais nos conceitos de neurociência, aposto que mais de um artigo ou ensaio científico deve de ter explanado que é bem mais sadio procurar a palavra no dicionário do que, num vapt-vupt saber a tradução ou o significado na tela do seu app ou tradutor instatâneo.

A questão é que eu já pude conhecer professores, usuários e falantes de idioma estrangeiro que possuiam uma grande fluência graças ao uso inteligente do dicionário. Eu não penso que aprender de maneira rápida seja o mais correto, em termos de dicionário. Talvez você gaste uns minutos em encontrar a palavra que você não sabe o significado mas acredite, vale mais a pena.

Metade do mundo já está acostumado em apertar o botão mas desconhecem a realidade de que o dicionário é uma grande tecnologia, e quem sabe a gente venha a ressignificar o uso dele conforme os anos passem, com alguma tecnologia que nos faça usar o dicionário, em prol da construção do conhecimento.

 

Assista a minha vídeo-aula de como aprender bem com o dicionário.

https://www.facebook.com/profantoniohenrique17/videos/414980582619926/

R$ 100 / h
Antonio R.
Campinas / SP
Antonio R.
4,9 (71 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1.666 horas de aula
Tarefas resolvidas 6 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês para Alunos com Dificuldade de Aprendizagem Inglês Básico General English
Curso Técnico: Aprender para a vida: COMPETÊNCIAS em foco (SOMOS Educação S.A. (Programa de Formação de Professor))
Ensino inglês e espanhol. Tenho 11 anos de vivência na espanha. Meu método é dinâmico, com foco em destravar a fala e desenvolver fluência.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil