Você usa o dicionário para aprender idiomas?
Antonio H.
em 25 de Janeiro de 2020

O dicionário é o velho aliado do estudante de idiomas. Antes ou depois, mesmo no cenário atual no qual temos tantos aplicativos, software e tecnologia ao nosso favor, o dicionário sempre foi aquele livro onde fomos guardando as palavras e seus significados.

O dicionário ajuda o aluno a pesquisar a palavra que ele precisa entender, de forma orgânica, e não de forma instantânea. Por não ser uma ferramenta imediatista, ajuda o aluno a ir construindo seu vocabulário de maneira Inteligente. Há quem já nasceu sem saber o que é esse livrinho, porque seus pais já tinham comprado um smartphone para ele, portanto essa pessoa (criança) já cresceu sabendo como instalar o melhor aplicativo da play store mas não soube exatamente o que era "passar a página" daquele livrinho, em ordem alfabética.

Em plena era onde cada vez se fala mais nos conceitos de neurociência, aposto que mais de um artigo ou ensaio científico deve de ter explanado que é bem mais sadio procurar a palavra no dicionário do que, num vapt-vupt saber a tradução ou o significado na tela do seu app ou tradutor instatâneo.

A questão é que eu já pude conhecer professores, usuários e falantes de idioma estrangeiro que possuiam uma grande fluência graças ao uso inteligente do dicionário. Eu não penso que aprender de maneira rápida seja o mais correto, em termos de dicionário. Talvez você gaste uns minutos em encontrar a palavra que você não sabe o significado mas acredite, vale mais a pena.

Metade do mundo já está acostumado em apertar o botão mas desconhecem a realidade de que o dicionário é uma grande tecnologia, e quem sabe a gente venha a ressignificar o uso dele conforme os anos passem, com alguma tecnologia que nos faça usar o dicionário, em prol da construção do conhecimento.

 

Assista a minha vídeo-aula de como aprender bem com o dicionário.

https://www.facebook.com/profantoniohenrique17/videos/414980582619926/

26 avaliações
Antonio Henrique está online
Campinas / SP
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Metropolitana de Ribeirão Preto)
Inglês Básico Inglês - masterylearning Certificação em Inglês Inglês - educolor Inglês - EBL Preparatório para o TOEFL Inglês para Estudos no exterior
Prof. de Espanhol e Inglês. 11 anos experiência no exterior. Me formando em neuropsicopedagogia, especialização na aprendizagem e educação.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio H. Whatsapp do professor Antonio H. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 33 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil