Vygotsky - A mediação na aprendizagem
Por: Antonio R.
26 de Janeiro de 2020

Vygotsky - A mediação na aprendizagem

A mediação dos símbolos na construção de uma educação de cunho social

Pedagogia letras Educação educador Pedagogo Teoria da Aprendizagem Psicologia da Aprendizagem Mediação Vygotsky neuropsicopedagogia tutoria Aprendizagem e Desenvolvimento na Infância

Grande Lev. Um sujeito indispensável no conteúdo acadêmico de um curso de pedagogia. Quem quer se aventurar pra entender o que é realmente o fenômeno da educação precisa estudar este espartano da aprendizagem.

Um grande pensador e teórico russo que trabalhou muito no conceito de linguagem até o ponto que lanço a seguinte reflexão: "A linguagem é a ferramenta das ferramentas". Nos forneceu uma grande compreensão de como os simbolos são como estímulos instrumentais inerentes de habilidades psicologicas superiores que favorecem o sistema nervoso.

Como um grande educador, contribuiu com uma porrada de coisas e não tenho espaço pra escrever tudo aqui, até que o meu blog esteja pronto, vocês ficarão sabendo.

O Vygotsky nos ajudou a entender também o papel do "brinquedo". A sua aportação nos ajudou a compreender como funciona a produção de cultura e interação relacional que temos com a construção do conhecimento. Contudo, o processo educacional é de cunho social.

Apesar de ter morrido cedo, deixou um grande legado. Se você quer se tornar um bom professor, Lev explicou que devemos de levar o aluno ao que ele chamava de "zona de desenvolvimento proximal"... fora desse lugar a aprendizagem não ocorre.

 

https://novaescola.org.br/conteudo/382/lev-vygotsky-o-teorico-do-ensino-como-processo-social

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil