Exercite seu cérebro aprendendo um novo idioma
Por: Cibele M.
11 de Novembro de 2016

Exercite seu cérebro aprendendo um novo idioma

Português Leitura Jovens Adultos Crianças Ajuda Problemas

A compreensão da linguística é uma das atividades cerebrais mais complexas .
Os benefícios de aprender uma segunda língua parece, de fato, ser proporcional ao esforço despendido pelo cérebro, uma vez que, a linguagem, de modo geral é complexa, seja ao falar ou aprender uma língua estrangeira proporciona ao seu cérebro um bom exercício tornando-o cada vez mais forte e capacitado para realizar as tarefas inerentes à ele.
No passado, alguns estudiosos equivocadamente acreditavam que em famílias onde exercitava-se o aprendizado/ensino bilingue aos filhos ,contribuia para esquizofrenia ou problemas com identidade ( problemas relacionados à personalidade ) e até mesmo défict de cognição. Com o passar dos anos, cientistas, especialistas foram desmistificando isso.
Muitos cientistas, especialistas de universidades como de Indiana em Bloomington, Universidade de Bielefeld e muitas outras renomadas universidades durante muitos anos têm pesquisado os benefícios do aprendizado de um novo idioma , os benefícios intelectuais e principalmente relacionados às atividades cerebrais e assim, esse tipo de pesquisa tÇem se estendido à muitas universidades do mundo todo, onde cientistas , pesquisadores, professores, especialistas, neurologistas realizam um trabalho envolvendo o resultado obtivo com pacientes e portadores de Alzheimer, Demência e o aprendizado de um novo idioma e têm sido percebido uma melhoria nos resultados de alguns pacientes e até mesmo a convivência com familiares têm melhorado a partir da dedicação ao aprendizado de uma nova língua.
O objetivo principal deste tipo de pesquisa ( em âmbito mundial) é tentar , num futuro não muito distantem obter reverteção do quadro clínico de pacientes e portadores de demência através do aprendizado de uma nova língua, pois dentre muitos benefícios ao cérebro , o aprendizado de um novo idioma contribui para retroagir /retardar o envelhecimento do mesmo.
Muitos pesquisadores têm notado que , tornar-se bilingue melhora as competências cognitivas e função global do cérebro onde pessoas que falam duas ou mais línguas têm significativamente melhores habilidades cognitivas gerais do que aqueles que falam apenas um.
Em comparação com as pessoas que falam uma língua, adultos que falam várias línguas têm obtido melhorias significativas na inteligência de modo geral,perceptividade de ambiente 
agilidade no raciocínio (especialmente em matemática, leitura e vocabulário), memória,planejamento e tomada de decisões (pensamento lógico)capacidade de alternar entre as tarefas,capacidade de controlar os impulsos , de concentração, atenção ,flexibilidade mental e capacidade de adaptação à evolução das circunstâncias ,criatividade e melhoria nos sentido auditivo.
Aprender uma nova língua aumenta melhora conectividade cerebral 
Aprender uma língua estrangeira melhora inclusive as atividades inerentes ao hipocampo ( a área do cérebro responsável pela formação de memórias de armazenamento de informações).

Em um estudo realizado na Universidade de Estocolmo entre jovens militares suecos foram ensinadas novas línguas e ao medir seus cérebros antes e depois da formação linguística, os pesquisadores tiveram uma oportunidade única para observar o que acontece com o cérebro quando se aprendeuma segunda língua.
Exames cerebrais de ressonância magnética mostraram que os participantes do estudo aumentaram a area do hipocampo cerebral e os mesmos relataram melhorias concernentes à memória, cognição e armazenamento de informações.
Estudar uma nova língua também pode aumentar o número de vias neurais entre partes do cérebro.
Em outro estudo realizado na mesma universidade , jovens que falavam inglês foram monitorados à aprender chinês e por conseguinte através e Ressonância magnética revelou que eles desenvolveram uma melhor conectividade entre as diferentes regiões de seus cérebros. 
Além de mudanças na função cerebral, também houve mudanças detectáveis na estrutura cerebral após seis semanas.

Esta mudança estrutural era evidente, mesmo em idosos, levando os pesquisadores a concluir que a plasticidade do cérebro - a habilidade do cérebro de mudar constantemente e crescer - é maior do que se pensava anteriormente.
Saber mais de um idioma protege seu cérebro contra o envelhecimento
Conhecer uma segunda língua pode adiar o aparecimento de demência e doença de Alzheimer por 4,5 anos.

Isto é significativamente redução no uso de medicamentos para doenças como Demência e Alzheimer, as quais só podem adiar os sintomas por 6-12 meses.

Após diversos estudos, houve uma notável e perceptível diferença na atividade cerebral também dos idosos bilíngues, onde notou-se que o cérebro dos mesmos trabalha, muito mais eficientemente tais como de jovens adultos .

Os cientistas acreditam que os cérebros dos idosos têm mais poder de reserva o que ajuda a compensar déficits relacionados com a idade e perda de memória.
Se conhecer duas línguas é bom para o cérebro, imagine então saber três ou mais ainda ? Melhor? 
Parece que esse é o caso ! Há evidências de que multilingue sendo oferece ainda benefícios adicionais de proteção para o cérebro. 
Numerosos estudos têm revelado que as crianças que estudam uma ou mais línguas estrangeiras receber um impulso no desenvolvimento cognitivo global, fazer melhor em testes padronizados, são mais criativas, e têm melhor auto-estima e sentimento de realização na escola.
Se você ainda não conhece uma segunda língua, nunca é tarde demais para aprender.
Se você aprender um novo idioma sendo uma criança ou se mais tarde na idade adulta não importa, o importante é começar até por uma constatada questão de saúde !

Você pode sentir que aprender uma língua agora vai ser muito difícil, ou não vale a pena o esforço. Mas você não tem que ser fluente para experimentar benefícios cerebrais ou ser culturalmente enriquecido.Mesmo conhecimento mínimo de uma segunda língua pode ajudar e muito e claro, seu cérebro irá agradecer pelo resto da vida !

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil