Introdução ao Conceito de Probabilidade
Por: Deyvid J.
22 de Abril de 2016

Introdução ao Conceito de Probabilidade

Matemática Probabilidade Números

      Considere o ato de jogar uma moeda para cima e deixá-la cair no chão. “É possível prever se a face da moeda que ficará voltada para cima será coroa?

      Tal questão não pode ser respondida pelo assunto conhecido como probabilidade.

       Entretanto, a formulação de uma pergunta ligeiramente diferente, tal como “ao lançar uma moeda, qual é a chance de que a face voltada para cima seja coroa?”, pode ser facilmente respondida, e é considerada como 1/2.

      Podemos dizer que a probabilidade de que a face voltada para cima seja coroa é de 1/2, de 50% ou de “uma entre duas possibilidades (cara ou coroa)”.

      Analogamente, ao lançar um dado com as faces numeradas de 1 a 6, a probabilidade de que a face voltada para cima seja o número 5 é de 1/6, ou seja, de uma entre 6 possibilidades.

      Por outro lado, ao lançar esse mesmo dado, a probabilidade de que a face voltada para cima seja um número par é de 3/6, pois de seis valores possíveis (1, 2, 3, 4, 5 e 6), apenas três são pares (2, 4 e 6).

      Simplificadamente, portanto, podemos estabelecer o seguinte:

 Probabilidade P de se obter um resultado = (quantidade de resultados desejados) / (quantidade de resultados possíveis)

!"$%

Observe alguns exemplos:

 

I) No lançamento de um dado com as faces numeradas de 1 a 6, qual é a probabilidade de se obter um número menor que 5?

Nesse caso, a quantidade de resultados possíveis continua sendo 6, porém a quantidade de resultados desejados é 4, pois somente os números 1, 2, 3 e 4 satisfazem a condição analisada (são menores que 5). Portanto,a probabilidade P = 4/6 = 2/3.

 

II) Considere uma caixa com 50 bolas, sendo 28 vermelhas e 22 azuis. Ao retirar uma bola dessa caixa, qual a probabilidade de que ela seja:

a) Verde                b) Vermelha                c) Azul

 

a) P = 0/50 = 0, pois não há bolas verdes na caixa.

b) P = 28/50 = 14/25.

  c) P = 22/50 = 11/25.

 

III) Considere uma caixa que contenha 18 bolas numeradas de 1 a 18. Ao retirar uma bola dessa caixa, qual a probabilidade de que ela seja:

a) Um número divisível por 3?

b) Um número divisível por 5?

 

a) Entre 1 e 18, os números que podem ser divididos por 3 são: 3, 6, 9, 12, 15 e 18, ou seja, correspondem a 6. Portanto, a probabilidade P de que o número sorteado seja divisível por 3 é P = 6/18 = 1/3.

 

b) Entre 1 e 18, os números que podem ser divididos por 5 são: 5, 10 e 15; ou seja, correspondem a 3. Portanto, a probabilidade P de que o número sorteado seja divisível por 5 é P =3/18 = 1/6.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil