Você pode acreditar no que quiser, mas se considerarmos o que está escrito em muitos livros de Física, podemos dizer que todas as interações fundamentais conhecidas até o momento são invisíveis, pois nós, meros mortais, conseguimos ver apenas os seus efeitos...
Ao jogar uma bola para cima, por exemplo, podemos dizer que ela cai porque o planeta Terra está lhe aplicando uma força que é dirigida para seu centro. Essa interação fundamental muitas vezes é chamada de força gravitacional e, quando vemos um objeto cair, podemos interpretar que isso é apenas um efeito dessa força.
Se você já "brincou" com dois imãs percebeu que, a uma certa distância, eles têm a tendência de se atrair ou repelir, certo? Mais uma vez, podemos dizer que o que vemos é um efeito da interação fundamental conhecida como força magnética e inventar coisas como "polós magnéticos opostos se atraem" e "polos magnéticos iguais se repelem".
Resolva exercícios e atividades acadêmicas
Agora vem uma indagação bizarra: "Por que não conseguimos atravessar paredes?"
Não existe uma resposta definitiva para isso, mas considerando a existência de átomos nós poderíamos bem simplificadamente dizer que é porque os elétrons de nossos corpos são repelidos pelos elétrons das paredes. Tal interação fundamental é às vezes chamada de força elétrica, e ela se manifesta sempre que sentamos, andamos ou, de uma forma mais geral, tentamos tocar/encostar nos objetos. E escrevo tentamos porque tocar/encostar de fato é impossível! Os elétrons se repelem, certo?
Se você já estudou alguma coisa a respeito de átomos deve saber que no núcleo dos átomos existem prótons (com carga elétrica positiva) e nêutrons (que são neutros; sem carga elétrica). Mas aí vem uma pergunta: "Como os prótons podem ficar no núcleo se eles se repelem?"
Encontre o professor particular perfeito
Podemos dizer que é devido à existência de outra interação fundamental, conhecida como força nuclear. Essa força é responsável por manter os prótons no núcleo, apesar de os mesmos estarem continuamente se repelindo.
Deu para perceber que não vemos as forças, apenas seus efeitos?
Tudo isso é muito BIZARRO, não é mesmo?! kkkkkk
Últimas perguntinhas para você refletir: Mas o que é força? Será que todas essas interações fundamentais têm a mesma origem?
Uma sugestão: converse sobre essas bizarrices com outras pessoas, inclusive comigo se estiver afim :)