Você acredita em forças invisíveis?
Por: Deyvid J.
09 de Abril de 2016

Você acredita em forças invisíveis?

Física EM Momento Elétrica EsSA Nuclear Ensino Fundamental

      Você pode acreditar no que quiser, mas se considerarmos o que está escrito em muitos livros de Física, podemos dizer que todas as interações fundamentais conhecidas até o momento são invisíveis, pois nós, meros mortais, conseguimos ver apenas os seus efeitos...

      Ao jogar uma bola para cima, por exemplo, podemos dizer que ela cai porque o planeta Terra está lhe aplicando uma força que é dirigida para seu centro. Essa interação fundamental muitas vezes é chamada de força gravitacional e, quando vemos um objeto cair, podemos interpretar que isso é apenas um efeito dessa força.

      Se você já "brincou" com dois imãs percebeu que, a uma certa distância, eles têm a tendência de se atrair ou repelir, certo? Mais uma vez, podemos dizer que o que vemos é um efeito da interação fundamental conhecida como força magnética e inventar coisas como "polós magnéticos opostos se atraem" e "polos magnéticos iguais se repelem".

      Agora vem uma indagação bizarra: "Por que não conseguimos atravessar paredes?"

      Não existe uma resposta definitiva para isso, mas considerando a existência de átomos nós poderíamos bem simplificadamente dizer que é porque os elétrons de nossos corpos são repelidos pelos elétrons das paredes. Tal interação fundamental é às vezes chamada de força elétrica, e ela se manifesta sempre que sentamos, andamos ou, de uma forma mais geral, tentamos tocar/encostar nos objetos. E escrevo tentamos porque tocar/encostar de fato é impossível! Os elétrons se repelem, certo?

      Se você já estudou alguma coisa a respeito de átomos deve saber que no núcleo dos átomos existem prótons (com carga elétrica positiva) e nêutrons (que são neutros; sem carga elétrica). Mas aí vem uma pergunta: "Como os prótons podem ficar no núcleo se eles se repelem?"

      Podemos dizer que é devido à existência de outra interação fundamental, conhecida como força nuclear. Essa força é responsável por manter os prótons no núcleo, apesar de os mesmos estarem continuamente se repelindo.

               Deu para perceber que não vemos as forças, apenas seus efeitos?

Tudo isso é muito BIZARRO, não é mesmo?! kkkkkk

               Últimas perguntinhas para você refletir:  Mas o que é força? Será que todas essas interações fundamentais têm a mesma origem?

Uma sugestão: converse sobre essas bizarrices com outras pessoas, inclusive comigo se estiver afim :)

     

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 24 de maio de 2016

Olá prof Deyvid José compreendi o Conceito que Você colocou,
mas devido ao assunto a qual eu prescrevi no Contexto, raciocíno apartir do ponto inicial do conceito
a qual chamei de "método laboratorial ,nos sabemos que Ciência vem do latin scientia, traduzido por "conhecimento ate com traduçoes sejam gregas, árabes, babilônicas de civilizações antigas clasicas e contemporânea modernas e neo-modernas. entao se a palavra Ciência siguinifica sabedoria poderiamos englobar exatamente tudo aquilo que fosse considerado como sabedoria como Ciência,mas apartir do momento que falamos de Método científico que seria a prova dum determinado ponto a A um ponto K as coisas começam a se complexar foi exatamente neste ponto de vista que determinei sobre a pergunta do limite visionar humano comparado ate com outros animais. mas fazendo certas observaçãoes sobre os conceitos Lógicos da matemática na representabilidade de algo que nao podemos enxergar dentro do conceito da Filosofia analítica ou da Lógica Moderna. se pensarmos o que e essa ferramenta chamada matemática? como aplicala no conceito preposital correto?na concepçao e o que estudei a matemática e tempo se pegarmos desde o desenvolvimento do Cálculo de newton e Gottfried Wilhelm von Leibniz o Cálculo vem sendo reformulado apartir da Modelagem de novas aplicaçoes e descorbertas seja na fisica,engenharia ou qualquer preposiçao que utilize ferramenta matemática mas a grande pergunta que fica e quando e que utilizamos a ferramenta no momento certo e errado?exemplo tenho duas cestas uma tem 2 maças e a outra tem 5 maças somando as cestas eu tenho 7 maças se chegarmos para observalas vamos ver que realmente uma tem 2 e a outra tem 5 mas se somarmos 3 +3=6 embora sabemos que estamos cálculando uma unidade mas nao podemos ter a prova observacional momental da relalao cálculo-objeto.quais sao suas ideias sobre isso?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 24 de Maio de 2016

Olá Robison!
Tenho minhas dúvidas sobre a Matemática ser uma ferramenta; ainda não tenho uma opinião formada sobre o significado e a "verdadeira" relação que o conhecimento matemático tem com a Realidade. Entretanto, não acredito que há momento certo ou errado para se utilizar desse conhecimento.
Não entendi a relação entre seu exemplo das maçãs e os momentos certo e errado de utilizar a ferramenta matemática. Pode me explicar o sentido entre uma coisa e outra?
Até breve!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 23 de maio de 2016

ola prof Deyvid José de acordo com a sua pespectiva observaçao nos nao veriamos a força por causa de que fisicamente nossos olhos sao limitados fisicamente a repilaçoes objctivas a luz ou mesmo tratando do metodo cientifico laboratorial de fisica experimental nos continuariamos nao vendo a força mas apenas seus efeitos?

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 23 de Maio de 2016

Olá prof Robison Helton! Obrigado pelo questionamento.
Penso que isso está relacionado à epistemologia da Física.
De acordo com o que estudei e considerando minha perspectiva sobre o conhecimento físico até o momento, força é um conceito da Física.
Como sabemos, existem maneiras de representar diferentes tipos de força através de vetores e também de calcular seus módulos por meio de equações (por exemplo, P = mg = GmM/R² ou F = KQq/R²). Apesar disso, poderíamos questionar: "Esses números e "setas" representam uma "coisa" que é visível?".
Dentro da minha concepção de que força é um conceito da Física, que apesar de abstrato nos permite interpretar/explicar, descrever e prever fenômenos, as forças não são visíveis.
Podemos falar de forças, medir forças, representá-las vetorialmente mas não observá-las da mesma forma como observamos, por exemplo, a luz refletida por uma flor; a qual incide em nossos olhos e projeta uma "imagem" em nossa retina.
O que você pensa a respeito de tudo isso? O que seria o que você chamou de "método laboratorial de física experimental" dentro desse contexto?
Aguardo seu retorno. Até breve!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil