Quando usar o Present Perfect?

Inglês
Quando usar o Present Perfect?
Daniel Hamer
em 11 de Abril de 2015

O tempo verbal "Present Perfect" ou presente perfeito é usado quando queremos enfatizar que alguma coisa aconteceu no passado mas tem uma relevância ou ligação forte com o presente.

Estrutura: (Pronome - I, You, He, She, It, We, You, They) + Have/Has + Verbo no particípio do passado. 

Forma completa:

Pergunta: Have you driven?
Afirmativa: Yes, I have driven.
Negativa: No, i haven't driven.

Forma simples:

Pergunta: Has she spoken?
Afirmativa: (Yes) She has.
Negativa: (No) She hasn't.

Apesar de possuir o verbo auxiliar "have/has" em sua estrutura, esse tempo verbal é melhor interpretado e descrito, em português, usando o verbo "haver" no lugar do Have ao invés de "ter". Isso pode parecer um pouco confuso, mas não é. Veja os exemplos a seguir.

Seu amigo te pediu para ligar para sua tia e você nunca ligou para ela na sua vida. Ele pergunta assim: "Have you called her?"

Não ficaria estranho traduzir assim "Você tem ligado para ela"? Isso não daria a impressão de que: Você está acostumado a ligar para sua tia e tem ligado nesses dias)? Porém, ele te pediu para ligar apenas uma vez para ela e você ligou uma única vez.

Uma ação no passado, sem continuidade no passado mas com relevância no presente.

Então eis aqui sua resposta: "Yes, I have called her/" (Sim, eu hei ligado!). Se você tivesse respondido usando o passado simples (Simple Past) ficaria assim: "Yes, I called". Sim eu liguei. Isso não denotaria tanta relevância com o presente mas seria uma resposta correta. 

Dessa forma vemos que o Present Perfect é parecido com o simple past mas dá a idéia de que aquela ação esta em pauta, é atual e tem mais importância no presente. 

 

São Paulo / SP
Graduação: Administração de Empresas (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Formado em Administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, curso na Universidade da California Santa Barbara (EUA), certificado Toefl, experiencia em aulas para executivos in company, para turmas e indivíduos e coordenação pedagógica.
Inglês no Skype (Sala Profes), Conversação em Inglês, Leitura em Inglês, Interpretação de Texto em Inglês, Escrita em Inglês
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 50 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil