A Aleatoriedade é uma das Principais Características da Natu
Por: Felipe J.
04 de Abril de 2014

A Aleatoriedade é uma das Principais Características da Natu

Matemática Estatística Probabilidade EM Áreas ESSA Ensino Fundamental

“Deus não joga dados”

 

A famosa frase de um dos maiores cientista de todos os tempos: Albert Einstein.

Como se pode perceber na frase acima, Einstein não acreditava que em sua forma mais fundamental, a natureza era aleatória. Contudo, hoje em dia a aleatoriedade é uma das principais características da Teoria Quântica, geralmente expressa pelo Princípio da Incerteza de Heisenberg.

Na mecânica quântica, que basicamente é o estudo da natureza no mundo das coisas ultra-pequenas, sabemos que mesmo se toda a informação estiver disponível, os resultados de determinados experimentos geralmente não podem ser previstos perfeitamente de antemão.

Assim, atualmente muitos cientistas acreditam que como somos formados de partículas que possuem comportamentos aleatórios quânticos intrínsecos, nossas atitudes e os fenômenos da natureza macro (como a fotossíntese, por exemplo) também é de certa forma aleatório e muito difícil de prever.

Para desagrado de Einstein, a mecânica quântica mostra que Deus joga dados mesmo! E existe um monte de experimentos clássicos que mostram isso como, como por exemplo, o gato de Schrodinger.

De forma simplista, o Princípio da Incerteza de Heisenberg, nos diz que não podemos definir a velocidade e o local de um elétron com exatidão e sim a probabilidade de onde ele pode estar e de sua velocidade.

Essa descoberta (de mais de um século) faz com que a Teoria da Probabilidade e a e Estatística sejam áreas muito importantes, com um leque de aplicações enorme!

 

Abaixo segue um vídeo (em inglês) muito legal sobre Mecânica Quântica (e nele tem o gato de Schrodinger).

Nele é possível entender como as coisas são bizarras no mundo do ultra mega pequeno!


 

Abraços,

Felipe

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil