Por que Estatística?

Estatística Tudo Séries
Por que Estatística?
Felipe Schoemer Jardim
em 11 de Abril de 2014

Segundo o dicionário, estatística é o ramo das matemáticas aplicadas cujos princípios derivam da teoria das probabilidades, que tem por objeto o agrupamento metódico assim como o estudo de séries de fatos ou de dados numéricos.

 

Para mim isso não que dizer muita coisa. E para você?

 

Contudo, encontrei um vídeo (em inglês) muito legal na internet onde o professor Eric Newburger faz um resumo bem interessante (e motivador) do quê é, e qual a utilidade da estatística.

Logo no começo, em poucas palavras, Eric Newburger explica a utilidade do Microscópio e depois resume a estatística, mais ou menos como está escrito abaixo (o texto está adaptado por mim):

 

Um microscópio é usado para estudar coisas, como o nome sugere, microscópicas.

Ou seja, se você precisa estudar alguma coisa realmente muito pequena, impossível de enxergar, você utiliza o microscópio, que colocará a imagem de interesse em uma tela muito maior!

E isso é muito útil! Por exemplo, se você quer estudar uma bactéria para entender sobre uma doença, com o microscópio é possível conhecer o tamanho da bactéria, seu formato, seu comportamento e, de fato, isso ajudará bastante na construção de um remédio para combatê-la.

 

Agora, vamos considerar coisas grandes como a população do Brasil (em 2012 a população do Brasil possuía quase 200 milhões de habitantes).

É impossível conhecer todo mundo! Você, por exemplo, não terá tempo de sentar com todos os brasileiros e conhecer suas vidas. Mas se pudéssemos olha como seria útil:

Saberíamos onde colocar mais hospitais, pois saberíamos quais cidades possuem mais idosos

Saberíamos onde colocar mais escolas, pois saberíamos quais bairros possuem mais crianças.

Esses tipos de questão, entre outras, são extremamente importantes.

Contudo, como vimos, são perguntas que exigem o conhecimento de um número gigantesco de dados (como a população do Brasil). Dados tão grande, que é impossível “para nossos olhos captarem”.

 

Mas há uma solução!

É possível conhecer o todo coletando apenas uma parte! (Ou, em nosso exemplo pedacinhos bem menores do Brasil). E basicamente é isso que a estatística faz!

Ou seja, não precisamos perder muito tempo e dinheiro tentando conhecer exatamente tudo, pois com a estatística, basta conhecer apenas uma parte.

 

Então se você quer entender algo tão pequeno como uma célula ou uma bactéria você usa um microscópio.

Estatística, por sua vez, é um MACROSCÓPIO.

 

Definir a estatística como um MACROSCÓPIO é um excelente resumo de apenas uma palavra.

 

Coloquei o vídeo abaixo. Ele foi postado pelo instituto americano chamado “United States Census Bureau”. Que é o órgão que calcula o censo demográfico americano.

 

 

Por fim, lembre-se:

Estatística é um Macroscópio.

 

Abraços,

Felipe

Rio de Janeiro / RJ
Doutorado: Engenharia de Produção (Puc- Rio)
IMPORTANTE: Estou com a agenda muito cheia durante o segundo semestre de 2014, então por ora, não poderei dar aulas particulares para novos alunos. Doutorado em andamento e mestre em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. Bacharel em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Especialidade em Estatística, Probabilidade, Previsão de Demanda, Controle Estatístico de Processos, Séries Temporais, entre outras áreas. Experiência com monitoria e estágio de docê ...
Estatística - Probabilidade, Estatística Descritiva, Séries Temporais, Teste de Hipótese, Estatística Básica, Controle Estatístico de Processos
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 105 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil