Linux, por onde começar
Por: Thiago F.
25 de Setembro de 2015

Linux, por onde começar

Computação Geral Linux Linguagens Desenvolvimento Geral Windows 7 Microsoft Windows

 

Dentro da área de desenvolvimento de software, muitos acabam se deparando com a necessidade de utilizar o Sistema Operacional Linux, seja por desenvolverem aplicações voltadas para o ambiente servidor, onde o Linux possui uma maior utilização, ou por que desenvolvem em linguagens já utilizadas pelas comunidades de software livre (C,C++, python, JAVA, etc), ou pelo simples fato de precisarem de um sistema mais estável.

Quando chega esse momento, muitos me perguntam, como começar?

Comece utilizando o Linux no seu dia-a-dia, susbtitua completamente, ou parcialmente, em seu computador usual mesmo. Atualmente existem várias distribuições de Linux que facilitam a vida do usuário (Ubuntu, Mint, etc). Utiilze através da interface gráfica, e vá se habituando com alguns conceitos do Linux, como gerenciamento de pacotes, instalação de programas, etc. Não pare nos obstáculos que encontrar, como falta de um determinado plugin do navegador, ou reconhecimento de um determinado driver de dispositivo. Lembre-se de que é superando os desafios que o conhecimento fica internalizado, e a necessidade é a melhor de todas as professoras!

Por tanto, pesquise! Existem vários fóruns, blogs, wikis explicando como corrigir problemas do Linux.

Poxa, mas ainda tem muita coisa que só sei fazer no Windows .... Não tem problema, você pode instalar como dual boot (no momento de ligar o computador, você escolhe qual o Sistema que quer carregar), ou então utilize máquinas Virtuais, crie uma máquina virtual com o Linux, e assim você pode iniciar o Linux dentro do Windows.

Naturalmente, você irá se deparar com a necessidade de editar scripts, executar comandos através de linha de comando, e aí surgirá o interesse pelo funcionamento do Linux como todo.

Deixarei aqui, alguns links interessantes:

Distribuições fáceis de usar:
http://ubuntu-br.org/
http://www.linuxmint.com/

Máquinas Virtuais:
https://www.virtualbox.org/

Ubuntu rodando em uma VM:
http://pt.wikihow.com/Instalar-o-Ubuntu-no-VirtualBox

Instalação Dual Boot:
http://www.mundoubuntu.com.br/tutoriais/instalacao/141-instalacao-do-ubuntu-13-10-lado-a-lado-com-o-windows-7-ou-windows-8

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil