Versão de Fala Amendoeira, de Carlos Drummond de Andrade
em 30 de Junho de 2016
Le vent nous portera
Je n'ai pas peur de la route
Faudrait voir, faut qu'on y goûte
Des méandres au creux des reins
Et tout ira bien (là)
Le vent nous portera
Ton message à la Grande Ourse
Et la trajectoire de la course
Un instantané de velours
Même s'il ne sert à rien (va)
Le vent l'emportera
Tout disparaîtra mais
Le vent nous portera
La caresse et la mitraille
Et cette plaie qui nous tiraille
Le palais des autres jours
D'hier et demain
Le vent les portera
Génetique en bandouillère
Des chromosomes dans l'atmosphère
Des taxis pour les galaxies
Et mon tapis volant lui
Le vent l'emportera
Tout disparaîtra mais
Le vent nous portera
Ce parfum de nos années mortes
Ce qui peut frapper à ta porte
Infinité de destins
On en pose un et qu'est-ce qu'on en retient?
Le vent l'emportera
Pendant que la marée monte
Et que chacun refait ses comptes
J'emmène au creux de mon ombre
Des poussières de toi
Le vent les portera
Tout disparaîtra mais
Le vent nous portera
Gostaria de propor, como primeiro post musical, uma canção do grupo de rock francês Noir Désir.
É impossível falar do rock francês sem evocar essa legenda, que durante três décadas brilhou na cena do rock francês. O grupo nasceu ao mesmo tempo que as rádios independentes, onde era possível veicular, antes da era cibernética, trechos autoproduzidos que permitiram a emergência de um novo som punk-rock em pleno apogeu da música pop francesa. Estamos em 1987, Bordeaux. Um grupo se sobressai, liderado por um cantor de carisma “morrosonien”, Bertrand Cantat. Segundos alguns críticos musicais da época, Noirs Desirs (au pluriel na época) tinha, mais do que do The Doors, alguma coisa de Joy DIvision, de Brel e de Ferré aussi. A poética tinha tons de Lautréamont, Baudelaire et Verlaine. Impossível não seduzir!
Mais tarde a história de Noir Désir se confunde também com a história do engajamento politico, e seu lugar na cena do rock francês não pode ser explicado por outra razão que o fato de que seus integrantes deram voz a uma juventude revoltada contra uma sociedade corrompida pelo egoísmo e a necessidade irrepreensível de acumular o capital.
O engajamento começa mais explicitamente em 1997, na ocasião da participação do grupo em um show em Vitrolles, juntamente com outro artistas, onde eles denunciavam a subida da extrema direita, que corroía a sociedade francesa internamente.
Em 2002, o grupo faz uma aparição inesquecível na cerimônia da Victoire de la Musique, onde foram premiados na categoria de melhor grupo; em uma das raras ocasiões de aparição televisiva, no momento dos agradecimentos, o grupo aproveita para provocar o presidente da Universal, Jean Marie Messier, denunciando seu ganho desmesurado em detrimento dos artistas.
Algumas canções são emblemáticas do engajamento do grupo, como o “Homem pressé” et “Un jour de France”, cujas letras revelam o excesso do capitalismo, os abusos perpetrados por alguns para enriquecer, a confusão do gêneros no topo do poder e a midiatização ultrajante da sociedade.
O grupo expressou uma visão pessimista da sociedade contemporânea e se comprometeu a descrever o mundo tal qual eles o enxergavam, injusto e absurdo, corrompido e egoísta, sem renunciar, evidentemente, a indignação e revolta necessárias para mudar aquilo estivesse ao alcance deles.
Para conhecer sobre o fim do grupo recomendo esse artigo em francês (oportunidade pra treinar a leitura para os níveis mais avançados)
http://next.liberation.fr/musique/2012/10/18/la-fin-de-noir-desir-racontee-de-l-interieur_854089
Le vent nous portera, do album Des visages et Des figures (2001) é um belíssimo poema romântico e filosófico, de influência estoica e com certa pitada surrealista.
A música é interpretada pelo vocalista do grupo com boa clareza na pronúncia, facilitando assim o entendimento da complexidade sonora de alguns fonemas da língua francesa, além de fornecer belas imagens poéticas para os níveis mais avançados que desejam aprimorar seu campo lexical.
Para os debutantes, sugiro escutar a música várias vezes, para em seguida tentar reproduzir as vogais combinadas, preenchendo a tabela abaixo.
Para os níveis avançados sugiro um levantamento das imagens poéticas presentes na letra. Se o estudante é da área das letras, ou simplesmente um amador de literatura, ele pode ainda tentar relacionar essas imagens com o surrealismo, romantismo e o estoicismo.