Aprendendo um idioma através da música
Por: Gabriela N.
30 de Junho de 2016

Aprendendo um idioma através da música

Francês Conversação Básico

 

A música é uma maneira lúdica, estimulante e original de aprender um idioma e permite que os alunos tenham contato com as línguas francesa e brasileira modernas e com as culturas francófonas ou lusófonas em toda sua diversidade. As músicas representativas do francês e do português moderno, contemporâneo e multicultural permite que os alunos acompanhem em tempo real a tendências dos franceses e dos brasileiros e tenham acesso a linguagem da rua sem estar no país de fato, imergindo assim numa abordagem da língua diferente daquela proposta pela grande mídia.

Sem ter a intenção de anarquizar as normas linguísticas,  omitir esse distanciamento da norma presente na música reduziria a competência de compreensão e expressão do aluno, uma vez que ele será inevitavelmente colocado em contato com locutores nativos, numa viagem ou numa imersão linguística no país em questão.

Com uma mesma música é possível criar atividades pedagógicas adaptadas a vários níveis, dos iniciantes até os mais avançados. Assim, as atividades objetivam competências diversas: para os iniciantes, o trabalho pode ser centrado na fonéticas (pronúncia, velocidade, ritmo da frase, acentuação); já para níveis intermediários ou avançados a música permite (re) definir as normas em relação ao distanciamento observado (contrações, campos lexicais familiares e/ou formais, deformações gramaticais). Esse trabalho permite, por exemplo, que os alunos saibam distinguir a variantes linguísticas, podendo adaptar-se assim ao contexto em que se encontra. Em ambos os casos, a música permite aos alunos o contato com frases chaves utilizadas na vida quotidiana.

A música é, portanto, um excelente reservatório cultural sobre a vida, os costumes, os debates políticos e sociais, podendo ser trabalhada com os alunos juntamente com filmes, artigos e/ou reportagens.

R$ 65 / h
Gabriela N.
João Pessoa / PB
Gabriela N.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Francês Intermediário Francês Básico Francês Avançado
Aulas comigo de Português, Francês
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil