Questão 16 - UFPR 1ª fase - 2014/2015
A função principal de geradores elétricos é transformar em energia elétrica algum outro tipo de energia. No caso de geradores elementares de corrente contínua, cujo circuito equivalente está mostrado ao lado, onde r é a resistência interna do gerador e ε sua força eletromotriz, o comportamento característico é descrito pela conhecida equação do gerador, que fornece a diferença de potencial ΔV em seus terminais A e B em função da corrente i fornecida por ele. Um dado gerador tem a curva característica mostrada no gráfico ao lado.
A partir do circuito e do gráfico apresentados, assinale a alternativa correta para a potência dissipada internamente na fonte quando esta fornece uma corrente de 2,0 mA.
Fórmulas e Variáveis:
Δv = ε - r.i
P = U.I
U = R.I
Resolução:
Analisando o gráfico no ponto em que Δv = 10mV e i = 0, e utilizando a fórmula Δv = ε - r.i, teremos a seguinte equação do gerador:
10.10⁻³ = ε - r.0
O que resulta em:
ε = 10mV
Já para o segundo ponto em que Δv = 0, i = 8mA, e, conforme anteriormente, ε = 10mV. Teremos, portanto, a seguinte equação do gerador
0 = 10.(10⁻³) - r.8.(10⁻³), logo:
r = 10/8 Ω
Para calcular a potência elétrica dissipada internamente utilizamos a fórmula P = U.I, para isso, precisamos calcular o valor de U. Ultilizamos, então:
U = R.I, e a substituimos na equação da potência:
P = (R.I).I = R.I²
P = 10/8.(2.10⁻³)²
P = 5.10⁻⁶ W ou P = 5μW