Por que achamos dificil aprender Física?

Física Cinemática Ensino Médio EM Trabalho
Por que achamos dificil aprender Física?
Jairo Moura
em 10 de Outubro de 2014

Por que achamos difícil aprender Física?

 

                É muito raro, principalmente aos iniciantes do Ensino Médio, aquele ou aquela que não tenha dificuldade em aprender Física.

                De um modo geral, quando o jovem inicia o estudo da Física, sua cabeça ainda não está totalmente preparada para raciocinar dentro dos conteúdos desta fascinante disciplina. Não estou dizendo que o aluno ou a aluna são “burros”, mas não estão com a mente devidamente preparada para enfrentar este início, por mais informados que sejam os jovens de hoje em dia.

                Aí entram em pânico e não é raro escutar frases como “é muito difícil”, “nunca vou aprender esta disciplina”, “isso é coisa para loucos” .... enfim.

                Então, cabe a nós professores, professoras e educadores incentivar aos alunos e alunas e dar-lhes condições de desenvolver o raciocínio passo a passo, respeitando as individualidades de cada, estimulando e promovendo desafios para que possam enxergar que Física é a ciência que estuda a natureza e basta entender o fenômeno para conseguirem resolver problemas diversos.

                Nunca devemos esquecer que muitos de nós tivemos dificuldades em Física quando ingressamos ao Ensino Médio e também que aquilo que parece muito fácil para nós são experiências já vividas e para o jovem aluno ou aluna é novidade, o que torna para eles uma tarefa um pouco árdua: temos de pensar como pensam os nossos alunos e alunas, senão poderemos nos decepcionar pensando que estamos fazendo um mal trabalho e que nossos alunos não tem condições de aprender os conteúdos apresentados.

                Podemos notar o progresso, gradativo, dos alunos e alunas quanto mais se envolvem e passa o tempo.

                Outra coisa que podemos observar é que eles e elas acham muito mais fácil dinâmica à cinemática. Qual seriam os motivos?

                É que nossos alunos e alunas ao iniciarem o estudo da Dinâmica já estão bem mais “amadurecidos” para aprender exatas e trabalham com situações mais concretas que na Cinemática, pois podemos dar muitos exemplos concretos que não conseguimos com facilidade no início.

Passa Quatro / MG
Especialização: Designe Instrucional (UNIFEI - universidade Federal de Itajubá)
Olá pessoal! meu nome é Jairo César de Moura, professor de Matemática e Física. Tenho formação em Matemática pela UNINCOR (Três Corações - MG) e Complementação de Curso pela FEPESMIG (Varginha - MG), além de ter Pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade federal de Lavras - UFLA e também Pós-graduação em Desing Instrucional pela Universidade federal de Engenharia de Itajubá - MG - UNIFEI Durante minha jornada como professor, atuei como professor de matemática durante 33 anos ...
Calorimetria - Física, Física para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio, Física I, Física - Mecânica, Física - Eletromagnetismo, Ondas
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil