A Leis de Newton descomplicadas.
Jairo Moura
em 30 de Setembro de 2014

Dinâmica

As leis de Newton.

 A Física Clássica apresenta a Dinâmica e com ela as três leis de Newton.

Estas leis descrevem o comportamento dos corpos quando estão livres de ação de forças, quando estão submetidos a ação de forças e quando trocam forças entre si.

1a Lei - Princípio da Inércia:

"Nenhum corpo pode alterar por si próprio seu estado de REPOUSO ou seu estado de MOVIMENTO"

Isto significa se um corpo está parado a tendência é continuar parado e se está em movimento a tendência é continuar em movimento (MRU), a não ser que uma força externa atue sobre ele.

O super-herói conhecido como Super Homem constitui uma aberração Física, pois mais dotado de energia que ele seja não poderia alterar seu estado de repouso ou de movimento.

É por causa da 1a Lei de Newton que devemos usar cinto de segurança, pois numa eventual freada ou colisão, nosso corpo será jogado para a frente.

 

 

1a Lei de Newton

 

Consequência da 1a Lei de Newton

 

---------//-------------------//--------------------------//------------------------//------------------//---------------------//---------------//------

2a Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica (PFD)

"Todo corpo de massa m, quando submetido a ação de uma força recebe na DIREÇÃO e SENTIDO desta força uma aceleração que é proporcional à força aplicada e inversamente proporcional a sua massa" 

a = F/m => F = ma.

Apesar da fórmula ter uma aparente simplicidade, temos de frisar que F pode ser a resultante de duas ou mais forças e m a soma das massas de dois ou mais corpos.

Mas, que é força? Força (causa) => Produz => Aceleração (efeito) 

Não existe Força sem aceleração e nem aceleração sem força.

 

2a Lei de NewtonExemplos da 2a Lei de Newton

 

 

 

---------//-------------------//--------------------------//------------------------//------------------//---------------------//---------------//------

 

3a Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação.

 

" A toda força de ação corresponde uma força de reação de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos"

 

Por exemplo, se uma pessoa aplica, com sua mão, uma força a uma parede, a parede aplica a mesma à mão da pesssoa, na mesma direção, mas em sentidos opostos.

Um outro exemplo: a força com que a Terra atrai um corpo tem a mesma intensidade que a força com que o corpo atrai a Terra, mesma direção, mas sentidos opostos.

 

IMPORTANTE: Ação e Reação nunca se equilibram, pois são aplicados em corpos diferentes (enquanto a ação é aplicada em um a reação é aplicada ao outro)

 

3a Lei de Newton

 

 

 

Explicando a 3a Lei de Newton

 

 

Em breve publicarei listas de exercícios sobre o assunto.

 

 

 

 

 

 

Passa Quatro / MG
Especialização: Designe Instrucional (UNIFEI - universidade Federal de Itajubá)
Olá pessoal! meu nome é Jairo César de Moura, professor de Matemática e Física. Tenho formação em Matemática pela UNINCOR (Três Corações - MG) e Complementação de Curso pela FEPESMIG (Varginha - MG), além de ter Pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade federal de Lavras - UFLA e também Pós-graduação em Desing Instrucional pela Universidade federal de Engenharia de Itajubá - MG - UNIFEI Durante minha jornada como professor, atuei como professor de matemática durante 33 anos ...
Calorimetria, Física para Ensino Fundamental, Física para Ensino Médio, Física I, Física - Mecânica, Física - Eletromagnetismo, Ondas
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 55 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil