A fronteira da célula
Lucas C.
em 11 de Outubro de 2018

          A célula é a menor unidade da vida, sem a célula não existiria a vida. Mas o que delimita a célula? O que define uma célula? Respondendo essas perguntas chegaremos a uma das mais importantes estruturas da célula: A membrana plasmática. 

          A membrana plasmática é uma fina camada formada majoritariamente por lipideos (principalmente fosfolipideos) e proteínas e tem como principais funções:

                   1 - Delimitar o interior e exterior da célula

                   2 - Permitir a passagem de substâncias através dela, e impedir que certas substâncias atravessem. Em outras palavras, ela decide quem entra e quem sai. 

         E com essas funções a membrana define o formato da célula e mantém o meio intracelular adequado ao funcionamento da mesma, demonstrando a grande importãncia da membrana para o funcionamento celular.

 

Organização molecular da membrana 

           A membrana plasmática  tem uma constituição comumente denominada de lipoproteica, pois estudos bioquímicos revelaram que os componentes principais, e logo, os mais abundantes na célula são fosfolipideos e proteínas. Além desses componentes a membrana apresenta colesterol, glicolipideos e alguns carboidratos. 

            Basicamente a memebrana é um líquido de lipideos e proteínas que, por ser composta por fosfolipideos, não se mistura com a água, e é essa característica que faz com que o interior e o exterior sejam aquosos e a membrana separar esses dois ambientes. Mas a membrana não é composta por uma camada homogênea, ele apresenta regiões com as proteínas e regiões sem as proteínas, e os fosfolipideos e as proteínas se movimentam pela membrana, trocando de posição ao longo da membrana. Esse modelo de membrana, que tem constituição lipoproteica e que lipideos e proteínas se movimentam ao longo da membrana, é conhecido como modelo de mosaico fluido. 

 

Modelo de mosaico fluido

             Esse modelo foi proposto por S. Jonathan Singer e Garth. L. Nilcolson, em 1972, que foram os pesquisadores que descobriram que a membrana plasmática tem essa estrutura que é comparável a um mosaico molecular em constante modificação.

                 Podemos ver, portanto, que a memebrana plasmática apresenta uma grande importância para a célula, e que ela apresenta uma estrutura bem complexa para que suas funções sejam exercidas e bem realizadas.

 

                   

 

Nilópolis / RJ
Graduação: Bacharelado em Ciências Biológicas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ )
Microbiologia Ecologia Biologia - Revisão de tcc Bioquímica Biologia a domicílio Biologia - Genética Geral Biologia para Ensino Fundamental
Formado técnico em controle Ambiental (área de atuação química) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Graduando Em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro Experiências na área de quimica e biologia ambiental, principalmente no ramo de microbi ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Lucas C. Whatsapp do professor Lucas C. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 11 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil