A membrana plasmática que decide
em 15 de Outubro de 2018
A célula é a menor unidade da vida, sem a célula não existiria a vida. Mas o que delimita a célula? O que define uma célula? Respondendo essas perguntas chegaremos a uma das mais importantes estruturas da célula: A membrana plasmática.
A membrana plasmática é uma fina camada formada majoritariamente por lipideos (principalmente fosfolipideos) e proteínas e tem como principais funções:
1 - Delimitar o interior e exterior da célula
2 - Permitir a passagem de substâncias através dela, e impedir que certas substâncias atravessem. Em outras palavras, ela decide quem entra e quem sai.
E com essas funções a membrana define o formato da célula e mantém o meio intracelular adequado ao funcionamento da mesma, demonstrando a grande importãncia da membrana para o funcionamento celular.
Organização molecular da membrana
A membrana plasmática tem uma constituição comumente denominada de lipoproteica, pois estudos bioquímicos revelaram que os componentes principais, e logo, os mais abundantes na célula são fosfolipideos e proteínas. Além desses componentes a membrana apresenta colesterol, glicolipideos e alguns carboidratos.
Basicamente a memebrana é um líquido de lipideos e proteínas que, por ser composta por fosfolipideos, não se mistura com a água, e é essa característica que faz com que o interior e o exterior sejam aquosos e a membrana separar esses dois ambientes. Mas a membrana não é composta por uma camada homogênea, ele apresenta regiões com as proteínas e regiões sem as proteínas, e os fosfolipideos e as proteínas se movimentam pela membrana, trocando de posição ao longo da membrana. Esse modelo de membrana, que tem constituição lipoproteica e que lipideos e proteínas se movimentam ao longo da membrana, é conhecido como modelo de mosaico fluido.
Esse modelo foi proposto por S. Jonathan Singer e Garth. L. Nilcolson, em 1972, que foram os pesquisadores que descobriram que a membrana plasmática tem essa estrutura que é comparável a um mosaico molecular em constante modificação.
Podemos ver, portanto, que a memebrana plasmática apresenta uma grande importância para a célula, e que ela apresenta uma estrutura bem complexa para que suas funções sejam exercidas e bem realizadas.