COMO APRENDER DERIVADAS E INTEGRAIS EM ATÉ 2 MESES
Por: Marcos F.
28 de Outubro de 2018

COMO APRENDER DERIVADAS E INTEGRAIS EM ATÉ 2 MESES

Desmistificando o Cálculo Diferencial e Integral

Cálculo Ensino Superior (Cálculo Diferencial e Integral) Cálculo I Cálculo II Pré-Cálculo Cálculo Diferencial Integral

O Cálculo Diferencial e Integral é uma disciplina que assusta muita gente no Ensino Superior atual. Por essa disciplina muitos desistem no meio do caminho. Essa disciplina é às vezes complexa e ao mesmo tempo, tão fascinante. No meu caso, fui agraciado com ótimos professores de Matemática e Cálculo, o que ajudou bastante no momento das dúvidas e quando eu precisava resolver as tarefas.

Creio que você deverá dedicar pelo menos 20 horas semanais de estudos para aprender Análise Matemática em 2 meses. Seriam excelente se pudesse contar com o apoio de um tutor. Seguem algumas dicas para aprender essa disciplina com menos dificuldades, veja:

 

0. Revise Fatoração e Produtos Notáveis
Sem estas disciplinas fica muito difícil aprender Cálculo

 

I. Tenha bons livros de cálculo para pesquisar teoremas, fórmulas e consultar exercícios resolvidos sobre os assuntos que você estiver estudando. Exemplo:

Louis Leithold
James Stewart
Guidorizzi

 

II. Muita atenção em tudo o que seu professor diz na aula, pois com certeza você irá precisar na hora de resolver suas atividades e lembre-se, muitas vezes o professor dá dicas de como são suas provas e é fundamental que você esteja atento a essas dicas "camufladas" que ele lhe dá.

 

III. Forme grupos de estudos com seus colegas da faculdade, nos contra turnos, para tentar responder juntos as atividades propostas por seu professor de cálculo. Essa dica dependerá da disponibilidade dos alunos.

 

IV. Tente ensinar o conteúdo que você aprende em cada aula de Cálculo para seus colegas de faculdade. Estudos apontam que você tem mais chances de fixar um conteúdo na sua cabeça quando você tenta ensiná-lo para alguém do que quando você tenta aprendê-lo sozinho apenas lendo e respondendo exercícios.

Na falta de um colega para ensinar utilize um gravador e dê sua aula para ele. No final você terá posto em prática a dica 4 e de quebra terá acumulado um material em áudio para estudar paras as provas.

 

V. Procure entender o processo de demonstração das fórmulas que você irá aprender em Cálculo I no decorrer dessa disciplina ao invés de apenas decorá-las.
Quando você aprende como se constrói uma coisa fica muito mais fácil de se lembrar como ela é quando estiver construída.

 

VI. Acesse o site com 33 perguntas respondidas e explicadas sobre a disciplina de Cálculo e que com certeza irá ajudar na hora de suas atividades ou até mesmo na hora da prova. 

No material em que pesquisei para te responder, é citado um site que contém 33 perguntas respondidas e explicadas que geralmente os alunos se fazem quando estão nessa cadeira da faculdade e que ajuda demais nessa disciplina. 

http://www.calculo.iq.unesp.br/calculo1-CDI-perguntasfrequentes.html 

 

VII. Veja também: http://www.calculo.iq.unesp.br/sitenovo/Calculo1/cartoes-estudo_calculo1.html

Lembre-se:
Para se obter êxito nessa e em outras disciplinas é preciso antes de mais nada, determinação e disciplina para estudar e aprender.

Espero que seja de utilidade.

Saudações !

Prof. Marcos Fattibene

Inspiração em:
- Romirys Cavalcante www.vivendoentresimbolos.com
-
 Instituto de Química da UNESP http://www.calculo.iq.unesp.br/
-
 Site WIKIHOW https://pt.wikihow.com/Entender-C%C3%A1lculo

R$ 115 / h
Marcos F.
São Paulo / SP
Marcos F.
5,0 (15 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 150 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Mestrado: Engenharia de Produção (Universidade Federal de São Carlos)
Aprenda Matemática, Física, Química
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de novembro de 2018

Excelente a dica. Durante a minha graduação apliquei quase todas elas de maneira instintiva. O livro do James Stweart é ótimo na contextualização e para compreender a essência daquilo que se está estudando.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 18 de Janeiro de 2019

Obrigado Danilo.
Aproveitando para lhe desejar um excelente 2019

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil