O que estudar de Biologia para o Enem? #faltapouco
Por: Mylena D.
28 de Agosto de 2015

O que estudar de Biologia para o Enem? #faltapouco

Biologia Ecologia Fisiologia Evolução Saúde Sustentabilidade corpo humano Parasitologia Fisiologia Vegetal Ambiental Tudo Vírus Bactérias DNA ENEM Água Ensino Médio Metabolismo Citologia Celular Problemas Provas Fermentacao

Olá galera!

Saber o que se costuma perguntar em uma prova é uma mão na roda na hora de estudar, né!? Nestes 15 anos da realização do Exame Nacional do Ensino Médio foram ao todo 196 questões relacionadas com Biologia, isso mesmo! Lembrando que o ENEM busca uma visão interdisciplinar e a Biologia se encontra nas Ciêncas da Natureza.

Então, como vocês já estar ansiosos para saber os temas que mais caem, PRE-PA-RA!

 

1) Ecologia (42%)

2) Genética (11%)

3) Evolução e Origem da Vida (11%)

4) Fisiologia (10%)

5) Parasitologia (8%)

 

Comentários:

EcologiaÉ o carro chefe nas provas do ENEM. A maioria das questões de Ecologia no ENEM são sobre preservação ambiental, poluição, e claro, temas da atualidade como o uso da água, geração de energia, sustentabilidade. Uma dica valiosa é ficar ligado nas notícias sobre problemas ambientais! Não podemos esquecer do fluxo de energia, relações ecológicas, biomas e sucessão ecológica, além dos ciclos biogeoquímicos, em especial o ciclo da água, do nitrogênio e do carbono.

Genética: Ter na ponta da língua as características, funções e processos desencadeados sobre o DNA. Além do domínio sobre a Primeira e Segunda Leis de Mendel, em especial na definição de genótipos e fenótipos e nos cálculos de probabilidade, técnicas do DNA recombinante, de clonagem, terapia gênica, transgênicos e as implicações éticas no uso destas técnicas devem ser revisados. Fiquem ligados em tudo isso!

Evolução e Origem da Vida: É importante focar os estudos nas teorias de Lamarck e Darwin e nos mecanismos de formação das espécies e estudos de caso, como o clássico melanismo industrial, exemplo da seleção natural agindo sobre as mariposas brancas e pretas.

Fisiologia: Costumam ser cobradas questões que tratam do cotidiano com o funcionamento dos sistemas do corpo, como aspectos do corpo humano com a saúde, alimentação, doenças e patologias. Vale estudar o funcionamento dos vírus e bactérias, atentando para as formas de prevenção e combate!
Importante: Costuma cair sobre métodos contraceptivos.

Parasitologia: Principais doenças provocadas por vírus, bactérias, protozoários e  vermes, ciclos de vida do parasita e as profilaxias.
Importante: Neste ano, é bem provável que a prova contenha alguma questão sobre a dengue, que bateu recordes históricos de infecção em várias cidades brasileiras e é claro, o EBOLA. Fiquem atentos!

 

Além de alguns sub-tópicos que já devem estar na ponta da língua, como citologia (ácidos nucléicos, síntese protéica, metabolismo celular, etc), fotossíntese, fermentação e respiração celular, estrutura e diferenças das células eucarióticas e procarióticas (membrana plasmática-permeabilidade, organelas e transporte de substânicas), divisão celular (mitose e meiose), fisiologia vegetal, dinâmica de populações.

 

É isso galera!
Falta pouco, arrebentem as questões!!

Abraços,
Profª Mylena

R$ 70 / h
Mylena D.
Rio de Janeiro / RJ
Mylena D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Biologia para ENEM Ciências (Ensino Fundamental) Histologia
Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Estude Biologia, Medicina
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil