Relações Ecológicas, você lembra? Vamos exercitar!! #ecologi
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Por: Mylena D.
03 de Julho de 2015

Relações Ecológicas, você lembra? Vamos exercitar!! #ecologi

Biologia Bactérias ENEM Ecologia Geral Botânica

Faaala galera, vamos falar um pouquinho mais de Ecologia? Das famosas relações ecológicas que caem MUUUUITO no Enem?!

Resuminho breve COM EXERCÍCIOS!

RELAÇÕES ECOLÓGICAS:
Classificadas em 2 categorias: Harmônicas e Desarmônicas, sendo interespecíficas ou intraespecíficas.

1.Relações Harmônicas:

1.1) Interespecíficas:

a) Mutualismo (+,+): simbiose obrigatória;

Ex.: cupim e protozoários: alimentam-se de madeira mas são incapazes de digerir a celulose, logo, os protozoários que vivem em seu intestino digerem; ruminantes e bactérias.

b) Protocooperação (+,+): “separados estão bem, juntos estão muito melhores.”

Ex.: bois e pássaros que comem carrapatos, jacarés e pássaros-palito, bactérias do intestino humano.

c) Comensalismo (+,0): apenas um dos envolvidos obtém benefícios, SEM prejudicar o outro (nem ajudar); envolve restos de comida.

Ex.: tubarão e peixe-piloto ou rêmora

d) Inquilinismo (+,0): um indivíduo usa o outro como abrigo SEM causar dano ao outro.

Ex.: plantas epífitas, pepino do mar e peixes 

1.2) Intraespecífica:

a) Colônias (+,+): mantém interação anatômica.

Ex.: corais e caravelas 

b) Sociedade (+,+):  relação de divisão de trabalho.

Ex.: sociedade de formigas, abelhas, cupins

2. Relações Desarmônicas:

2.1) Interespecíficas: 

a) Predação (+,-):  um necessita matar o outro

Ex.: gavião que devora outros pássaros e roedores, plantas carnívoras

b) Competição (-,-): indivíduos competem por recursos do meio

Ex.: animais que se alimentam do mesmo tipo de planta

c) Parasitismo (+,-): um vive as custas do outro, causando prejuízo.

Ex.: tênias, lombrigas, piolho, carrapato

d) Amensalismo (+,- ou 0,-): ou Antibiose; uma espécie prejudica o desenvolvimento de outro, frequentemente por intermédio de substâncias tóxicas.

Ex.: maré vermelha, penicilina e bactérias

e) Esclavagismo (+,-): uma espécie usa o trabalho da outra em benefício próprio.

Ex.: pássaros que põe seus ovos em ninhos de outros pássaros

2.2) Intraespecíficas: 

a) Competição: os dois se dão mal; competem por fêmeas, local de moradia, alimento, etc.

b) Canibalismo (+,-): indivíduos predam outros da mesma espécie.

Ex.: aranhas, louva-a-deus

 

EXERCÍCIOS:

1) (Enem 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

a)Comensalismo
b)Inquilinismo
c)Cooperação
d)Predatismo                                    
e)Mutualismo
 

2) (Enem 2014) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.
PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias.. Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).

Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?

a) Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
b) Disponibilização de cálcio para o tomateiro.
c) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.
d) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.
e) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.

3) (Unesp-SP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:

a)inquilinismo, competição e predatismo.
b)predatismo, competição e parasitismo.
c)parasitismos, competição e predatismo.
d)parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e)parasitismo, predatismo e competição.

4) (UFMG) Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,

a) comensalismo e mutualismo.
b) competição e inquilinismo.
c) inquilinismo e comensalismo.
d) parasitismo e predatismo.
e) protocooperação e competição.

5) (PUC-Rio 2009) As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.

A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:

a) mutualismo.
b) competição.
c) comensalismo.
d) amensalismo.
e) protocooperação

 

GABARITO:

1-D, 2-C, 3-C, 4-E, 5-B

 

Por hoje é só pessoal, bons estudos!!

Abraços,

Profª Mylena

Mylena D.
Mylena D.
Rio de Janeiro / RJ
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Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Biologia para Vestibular, Biologia para Ensino Fundamental, Histologia
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