Relações Ecológicas, você lembra? Vamos exercitar!! #ecologi

Bactérias ENEM Ecologia Geral Botânica

Faaala galera, vamos falar um pouquinho mais de Ecologia? Das famosas relações ecológicas que caem MUUUUITO no Enem?!

Resuminho breve COM EXERCÍCIOS!

RELAÇÕES ECOLÓGICAS:
Classificadas em 2 categorias: Harmônicas e Desarmônicas, sendo interespecíficas ou intraespecíficas.

1.Relações Harmônicas:

1.1) Interespecíficas:

a) Mutualismo (+,+): simbiose obrigatória;

Ex.: cupim e protozoários: alimentam-se de madeira mas são incapazes de digerir a celulose, logo, os protozoários que vivem em seu intestino digerem; ruminantes e bactérias.

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b) Protocooperação (+,+): “separados estão bem, juntos estão muito melhores.”

Ex.: bois e pássaros que comem carrapatos, jacarés e pássaros-palito, bactérias do intestino humano.

c) Comensalismo (+,0): apenas um dos envolvidos obtém benefícios, SEM prejudicar o outro (nem ajudar); envolve restos de comida.

Ex.: tubarão e peixe-piloto ou rêmora

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d) Inquilinismo (+,0): um indivíduo usa o outro como abrigo SEM causar dano ao outro.

Ex.: plantas epífitas, pepino do mar e peixes 

1.2) Intraespecífica:

a) Colônias (+,+): mantém interação anatômica.

Ex.: corais e caravelas 

b) Sociedade (+,+):  relação de divisão de trabalho.

Ex.: sociedade de formigas, abelhas, cupins

2. Relações Desarmônicas:

2.1) Interespecíficas: 

a) Predação (+,-):  um necessita matar o outro

Ex.: gavião que devora outros pássaros e roedores, plantas carnívoras

b) Competição (-,-): indivíduos competem por recursos do meio

Ex.: animais que se alimentam do mesmo tipo de planta

c) Parasitismo (+,-): um vive as custas do outro, causando prejuízo.

Ex.: tênias, lombrigas, piolho, carrapato

d) Amensalismo (+,- ou 0,-): ou Antibiose; uma espécie prejudica o desenvolvimento de outro, frequentemente por intermédio de substâncias tóxicas.

Ex.: maré vermelha, penicilina e bactérias

e) Esclavagismo (+,-): uma espécie usa o trabalho da outra em benefício próprio.

Ex.: pássaros que põe seus ovos em ninhos de outros pássaros

2.2) Intraespecíficas: 

a) Competição: os dois se dão mal; competem por fêmeas, local de moradia, alimento, etc.

b) Canibalismo (+,-): indivíduos predam outros da mesma espécie.

Ex.: aranhas, louva-a-deus

 

EXERCÍCIOS:

1) (Enem 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:

a)Comensalismo
b)Inquilinismo
c)Cooperação
d)Predatismo                                    
e)Mutualismo
 

2) (Enem 2014) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.
PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias.. Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).

Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?

a) Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
b) Disponibilização de cálcio para o tomateiro.
c) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.
d) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.
e) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.

3) (Unesp-SP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:

a)inquilinismo, competição e predatismo.
b)predatismo, competição e parasitismo.
c)parasitismos, competição e predatismo.
d)parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e)parasitismo, predatismo e competição.

4) (UFMG) Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,

a) comensalismo e mutualismo.
b) competição e inquilinismo.
c) inquilinismo e comensalismo.
d) parasitismo e predatismo.
e) protocooperação e competição.

5) (PUC-Rio 2009) As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.

A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:

a) mutualismo.
b) competição.
c) comensalismo.
d) amensalismo.
e) protocooperação

 

GABARITO:

1-D, 2-C, 3-C, 4-E, 5-B

 

Por hoje é só pessoal, bons estudos!!

Abraços,

Profª Mylena

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