Vamos Exercitar pro ENEM! #Ecologia #LeideMendel #Genética #
em 08 de Outubro de 2015
Faaala galera, vamos falar um pouquinho mais de Ecologia? Das famosas relações ecológicas que caem MUUUUITO no Enem?!
Resuminho breve COM EXERCÍCIOS!
RELAÇÕES ECOLÓGICAS:
Classificadas em 2 categorias: Harmônicas e Desarmônicas, sendo interespecíficas ou intraespecíficas.
1.1) Interespecíficas:
a) Mutualismo (+,+): simbiose obrigatória;
Ex.: cupim e protozoários: alimentam-se de madeira mas são incapazes de digerir a celulose, logo, os protozoários que vivem em seu intestino digerem; ruminantes e bactérias.
b) Protocooperação (+,+): “separados estão bem, juntos estão muito melhores.”
Ex.: bois e pássaros que comem carrapatos, jacarés e pássaros-palito, bactérias do intestino humano.
c) Comensalismo (+,0): apenas um dos envolvidos obtém benefícios, SEM prejudicar o outro (nem ajudar); envolve restos de comida.
Ex.: tubarão e peixe-piloto ou rêmora
d) Inquilinismo (+,0): um indivíduo usa o outro como abrigo SEM causar dano ao outro.
Ex.: plantas epífitas, pepino do mar e peixes
1.2) Intraespecífica:
a) Colônias (+,+): mantém interação anatômica.
Ex.: corais e caravelas
b) Sociedade (+,+): relação de divisão de trabalho.
Ex.: sociedade de formigas, abelhas, cupins
2. Relações Desarmônicas:
2.1) Interespecíficas:
a) Predação (+,-): um necessita matar o outro
Ex.: gavião que devora outros pássaros e roedores, plantas carnívoras
b) Competição (-,-): indivíduos competem por recursos do meio
Ex.: animais que se alimentam do mesmo tipo de planta
c) Parasitismo (+,-): um vive as custas do outro, causando prejuízo.
Ex.: tênias, lombrigas, piolho, carrapato
d) Amensalismo (+,- ou 0,-): ou Antibiose; uma espécie prejudica o desenvolvimento de outro, frequentemente por intermédio de substâncias tóxicas.
Ex.: maré vermelha, penicilina e bactérias
e) Esclavagismo (+,-): uma espécie usa o trabalho da outra em benefício próprio.
Ex.: pássaros que põe seus ovos em ninhos de outros pássaros
2.2) Intraespecíficas:
a) Competição: os dois se dão mal; competem por fêmeas, local de moradia, alimento, etc.
b) Canibalismo (+,-): indivíduos predam outros da mesma espécie.
Ex.: aranhas, louva-a-deus
EXERCÍCIOS:
1) (Enem 2011) Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus, fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.
BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).
A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de:
2) (Enem 2014) Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.
PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias.. Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).
Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?
a) Fixação de nitrogênio para o tomateiro.
b) Disponibilização de cálcio para o tomateiro.
c) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.
d) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.
e) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.
3) (Unesp-SP) Um gavião, que tem sob suas penas carrapatos e piolhos, traz preso em suas garras um rato, com pulgas em seus pêlos. Entre o rato e as pulgas, entre os carrapatos e os piolhos e entre o gavião e o rato existem relações interespecíficas denominadas, respectivamente:
a)inquilinismo, competição e predatismo.
b)predatismo, competição e parasitismo.
c)parasitismos, competição e predatismo.
d)parasitismo, inquilinismo e predatismo.
e)parasitismo, predatismo e competição.
4) (UFMG) Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,
a) comensalismo e mutualismo.
b) competição e inquilinismo.
c) inquilinismo e comensalismo.
d) parasitismo e predatismo.
e) protocooperação e competição.
5) (PUC-Rio 2009) As sardinhas da Califórnia foram comercializadas pela primeira vez no começo do século XX. Em 1930, mais de 60.000 toneladas eram trazidas à superfície terrestre, a cada ano. Em 1950, poucas sardinhas restaram. Curiosamente a quantidade de outro peixe – a anchova – cresceu rapidamente.
A relação existente entre a sardinha e a anchova é de:
a) mutualismo.
b) competição.
c) comensalismo.
d) amensalismo.
e) protocooperação
GABARITO:
1-D, 2-C, 3-C, 4-E, 5-B
Por hoje é só pessoal, bons estudos!!
Abraços,
Profª Mylena