O que é Linfoma Não-Hodgkin
em 01 de Outubro de 2016
Sabe-se que o Câncer é uma doença muito séria, um porblema de saúde no mundo inteiro.
Aqui nós vamos abordar poucas coisas sobre como o nosso sistema imunológico nos defende contra essa divisão celular errada e a proliferação desordenada de células alteradas.
A característica mais comum para o surgimento dos tumores é uma alteração no processo de divisão celular, consequentemente, a proliferação e disseminação descontrolada de clones de células transformadas. Os tumores podem originar-se em todo e qualquer tecido humano e em qualquer faixa etária.
A Imunologia estuda possibilidades de erradicar essa doença. Estudos sobre Vigilância Imunológica foram iniciados na década de 50, com Macfarlane Burnet. Atualmente, está comprovado que o nosso sistema imunológico é capaz de reagir a vários tipos de tumores. No entanto, sabe-se também que a resposta imunológica, muitas vezes, falham na prevenção do crescimento dos tumores, visto que alguns tumores possuem a capacidade de escapar ou resistir às nossas formas de defesa.
Os tumores apresentam antígenos que podem ser reconhecidos por nossas células de defesa, como os linfócitos T e B, e também células da imunidade inata.
Porém, precisamos saber que esses tumores tem a capacidade de induzir a tolerância imunológica devido aos antigenos tumorais serem iguais aos proprios. Dessa forma nossas células não irão atacá-la. Outra característica é a não estimulação de CTLs porque a maioria das células tumorais não expressam co-estimuladores ou moléculas de MHC de classe II.
Quer saber mais sobre o Câncer e a nossa resposta imunológica a essa doença?
Acesso o nosso site: www.profead.com.br E agende uma aula conosco por meio dele ou por aqui!!
Abraços!!